Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Grupo chinês Alibaba anuncia nova liderança a partir de setembro

O gigante chinês do comércio eletrónico Alibaba anunciou hoje uma nova liderança do grupo a partir de setembro, quando o atual presidente e diretor executivo, Daniel Zhang, abandonar o cargo.

Grupo chinês Alibaba anuncia nova liderança a partir de setembro
Notícias ao Minuto

06:43 - 20/06/23 por Lusa

Economia Alibaba

Em comunicado enviado à Bolsa de Valores de Hong Kong, onde está cotado, o grupo informou que Eddie Wu Yongming, até agora presidente da Taobao, uma das principais plataformas de comércio eletrónico do conglomerado, passará a diretor executivo, enquanto Joseph C. Tsai, atual vice-presidente executivo, passará a presidente.

O conselho de administração da Alibaba agradeceu no comunicado a Zhang pelas suas "contribuições extraordinárias para o desenvolvimento" da empresa e pela sua "liderança extraordinária" na "gestão das incertezas" nos últimos anos.

Zhang era diretor executivo do conglomerado desde 2015 e presidente do conselho de administração desde 2019, depois de substituir o carismático cofundador Jack Ma.

De acordo com as informações fornecidas pelo grupo, Wu é um dos cofundadores da empresa e ocupou vários cargos na organização, incluindo o de diretor de tecnologia e diretor financeiro da Taobao.

Tsai entrou para a Alibaba em 1999 como parte da equipa fundadora e é membro do conselho de administração da empresa desde então.

As ações da Alibaba na Bolsa de Valores de Hong Kong chegaram a cair 1,61% após o anúncio.

A Alibaba registou um lucro líquido de 72,5 mil milhões de yuans (9,5 mil milhões de euros) no último exercício fiscal, que terminou a 31 de março, um aumento de 17% em relação ao ano anterior.

Leia Também: Alibaba planeia entrada em bolsa de subsidiárias de vendas a retalho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório