Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 20º

CP diz que alegações de violação de acordo "são totalmente falsas"

Sindicato marcou greve para o último dia do mês.

CP diz que alegações de violação de acordo "são totalmente falsas"
Notícias ao Minuto

14:30 - 16/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia Comboios

O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) convocou, na segunda-feira, uma greve de 24 horas para o dia 31 de maio na CP -- Comboios de Portugal, mostrando-se descontente com o resultado da reunião entre os maquinistas da CP e a administração da empresa.

A Comboios de Portugal respondeu hoje às critica apontadas pelo sindicato.

O SFRCI apontou que "a Administração da CP tem conhecimento que os termos do acordo com o SMAQ [Sindicato Nacional dos Maquinistas], em que coloca em causa postos de trabalho, segurança da circulação e desigualdade salariais, jamais trarão a paz social à empresa".

Já a empresa refere, agora, que "a CP tem como prioridade a segurança dos seus passageiros, trabalhadores e do público em geral", pelo que "o regime de agente único, aplicado há mais de 20 anos em marchas em vazio, não viola qualquer regra de segurança" e não compromete a segurança.

A CP refuta ainda a alegação de que haja discriminação salarial entre os trabalhadores. "A nossa política salarial é aplicada de forma equitativa a todas as categorias de trabalhadores. No entanto, num esforço para promover ainda mais a equidade e para valorizar os trabalhadores com salários mais baixos, temos aplicado aumentos adicionais mais significativos a esses grupos. O respeito pelos nossos trabalhadores é um pilar fundamental da nossa organização, e é evidente na forma como estruturamos a nossa política salarial", pode ler-se num comunicado enviado às redações.

Relativamente aos postos de trabalho dos Operadores de Revisão e Venda (ORV), a empresa nega que estes estejam em risco, argumentando mesmo que "está atualmente a recrutar para esta função".

Recorde-se que, o SFRCI revelou que, "em representação dos trabalhadores ferroviários da CP", entregou um "pré-aviso de greve de 24 horas para o dia 31 de maio de 2023". O anúncio foi feito no seguimento de reunião com a Administração da CP realizada no dia 10 de maio 2023, em que foi feito um acordo com o sindicato dos maquinistas. Acordo esse que o SFRCI considera que "coloca em causa o acordo realizado entre Ministério das Infraestruturas, IMT, CP com o SFRCI em conjunto com outras ORT [organizações representativas dos trabalhadores] em 2018, no que respeita as regras de segurança da circulação de comboios".

Um dia depois, a CP garante que "cumpre estritamente o Acordo de Empresa" e que as alegações de violação "são totalmente falsas e sem base factual"

Leia Também: Trabalhadores da CP convocam nova greve para 31 de maio

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório