Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Imobiliário chinês recupera em março ao ritmo mais rápido em 21 meses

Os preços das casas novas na China subiram, em março, ao ritmo mais rápido em 21 meses, no mais recente sinal positivo para a segunda maior economia do mundo, após três anos de isolamento.

Imobiliário chinês recupera em março ao ritmo mais rápido em 21 meses
Notícias ao Minuto

09:51 - 17/04/23 por Lusa

Economia Imobiliário

Os preços das casas novas subiram 0,5%, em relação ao mês anterior, de acordo com dados oficiais divulgados hoje.

Os dados sinalizam algum alívio para o setor imobiliário da China, que sofreu uma crise de liquidez nos últimos dois anos. Várias construtoras entraram em incumprimento. Com um passivo superior a 300 mil milhões de dólares, o grupo Evergrand tornou-se emblemático da crise que atingiu o setor imobiliário da China.

Também os dados sobre as exportações chinesas divulgados na semana passada foram melhores do que o esperado, já que o comércio da China foi impulsionado pela venda de veículos elétricos e um aumento do comércio com a Rússia.

A China vai divulgar os dados referentes ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), no primeiro trimestre, na sexta-feira. Economistas projetam um crescimento de 4% nos primeiros três meses do ano. Pequim definiu como meta para este ano um crescimento de "cerca de 5%".

A economia chinesa cresceu 3% no ano passado, ficando aquém da meta oficial de 5,5%, que já era a mais baixa em décadas, suscitando preocupações sobre uma desaceleração estrutural na expansão da economia.

"Se o relatório do PIB [para o primeiro trimestre] se aproximar das expectativas do mercado, então a velocidade da recuperação económica está no caminho certo", escreveu Iris Pang, economista para a China do grupo financeiro holandês ING.

Leia Também: Outra guerra? O que se passa no Sudão e o que significa para o Ocidente?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório