O Diário Económico adianta que o processo de privatização da TAP será relançado em breve pelo Governo. Gérman Eframovich, que já tinha mostrado interesse, e Frank Lorenzo, antigo presidente da Continental Airlines, afiguram-se como principais candidatos à aquisição da empresa. O processo de privatização poderá mesmo vir a ser retomado já este mês.
Frank Lorenzo estará a trabalhar com a JP Morgan, estando mais próximo de concluir diligências formais, como o levantamento do caderno de encargos e a apresentação de garantias bancárias, com vista à aquisição da TAP.
Já Eframovich, o empresário com tripla nacionalidade (brasileira, polaca e colombiana) havia sido o único concorrente a apresentar proposta em dezembro de 2012, oferecendo na altura 1,5 mil milhões de euros, assumindo ainda o passivo superior a mil milhões bem como os capitas próprios negativos, de cerca de 500 milhões de euros, uma proposta que foi recusada, tendo o Executivo suspendido de seguida o processo de privatização.
Segundo avança o Diário Económico, o processo deverá ser agora retomado já que haverá um empenhamento pessoal do próprio primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na venda da companhia aérea nacional.