Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

West Sea fica 60 a 70 mil euros de material leiloado hoje

A West Sea comprou, hoje, entre 60 a 70 mil euros de diverso material em cinco leilões realizados nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), informou à Lusa empresarial.

West Sea fica 60 a 70 mil euros de material leiloado hoje
Notícias ao Minuto

14:31 - 02/06/14 por Lusa

Economia Estaleiros de Viana

"Devemos ter gastado entre 60 a 70 mil euros em material das oficinas de encanamento, mecânica e eletricidade", sustentou à Lusa Vítor Figueiredo, da West Sea.

A empresa criada pela Martifer para gerir a subconcessão ENVC adquiriu a maior parte do material hoje leiloado das oficinas de caldeiraria ligeira, encanamentos, mecânica, eletricidade e manutenção.

Os procedimentos representaram um encaixe financeiro para os ENVC superior a 100 mil euros, adiantou à Lusa o presidente do júri destes procedimentos.

O mesmo responsável explicou que não foram apresentadas propostas para muitos dos equipamentos anunciados nos concursos destes leilões que tinham preços base definidos, que podem agora ser revistos pela administração num eventual novo procedimento.

A concretizar-se a venda, pelo menos ao preço base definido pela administração dos ENVC, só o total do material hoje à venda nos cinco leilões poderia ter representado um encaixe financeiro de mais de 387 mil euros.

A West Sea tem participado em vários dos leilões que a administração dos ENVC tem vindo a realizar no âmbito do processo de encerramento dos estaleiros públicos e da subconcessão dos terrenos e infraestruturas ao grupo privado Martifer, assumida em maio.

De acordo com Vítor Figueiredo o objetivo da West Sea passa por adquirir equipamentos que "foram diagnosticados como importantes para a atividade" do grupo em Viana do Castelo.

"Estamos a fazer o esforço necessário para adquirir esse equipamento porque efetivamente são úteis para o trabalho que queremos desenvolver aqui nos estaleiros. Havendo esta oportunidade de os comprar aqui em leilão estamos a optar por essa possibilidade. O que não conseguimos comprar temos que arranjar solução no mercado", explicou.

Já Jorge Salgueiro, empresa de construção civil instalada em Viana do Castelo, que também comprou hoje algum material criticou a "falta de informação" sobre os concursos.

"Se calhar a informação não chega. É um problema de comunicação. Os concursos precisam de mais divulgação. Só quem acede à página dos ENVC é que sabe e mesmo assim tem que estar muito atento", disse.

Para o empresário essa pode ser a razão da falta de propostas para muitos dos equipamentos à venda nos leilões hoje realizados.

"Essa foi a dificuldade que eu senti. Estava interessado num determinado equipamento e tive que estar muito atento a publicitação do concurso".

A administração dos ENVC está ainda a proceder à venda de vário material móvel da empresa - no total cerca de 20 mil itens - que ficou fora do concurso da subconcessão. Esse procedimento está a ser assegurado por cerca de 40 trabalhadores dos ENVC, ainda em processo de liquidação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório