Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Preços nas prateleiras aumentam, mas margens dos agricultores baixam

Os preços dos alimentos, em particular das frutas e legumes estão a aumentar, mas os agricultores dizem estar a ganhar menos.

Preços nas prateleiras aumentam, mas margens dos agricultores baixam
Notícias ao Minuto

14:54 - 14/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia CAP

A subida dos preços dos alimentos tem sido uma constante ao longo das últimas semanas e os agricultores dizem estar confrontados com um aumento dos custos de produção, a par de uma redução das margens de lucro. 

"Dados do INE referem que as margens baixaram, ou seja, o rendimento dos agricultores baixou 11 a 12% relativamente ao ano anterior. Isto quer dizer que mesmo com o aumento do produto comprado aos próprios produtores, é insuficiente para acomodar o conjunto dos custos de produção, que aumentaram muito mais do que esses valores", disse o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, em declarações à SIC Notícias. 

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, disse, no domingo, que o Governo está a estudar "todas as medidas" para que o consumidor possa pagar o preço justo pelos alimentos.

"Quando propusemos a criação deste Observatório de preços, indo buscar o modelo espanhol que está a funcionar, é no sentido disso mesmo, de salvaguardar que não há nenhum elo da cadeia que saia prejudicado. Iremos estudar todas as medidas de maneira a poder mitigar quebras que existiam em todas as fases da cadeia alimentar e garantir que o consumidor paga um preço justo", disse.

Anunciado em maio de 2022 pelo Governo, a criação do observatório de preços foi formalizada por despacho publicado em outubro do ano passado.

O objetivo é a 'monitorização eficaz' dos custos e preços ao longo da cadeia de abastecimento agroalimentar e maior transparência.

Contactada pela Lusa, fonte do ministério da Agricultura não adiantou uma data para a entrada em funcionamento do Observatório, referindo apenas que será "num futuro muito próximo".

Leia Também: IVA zero nos alimentos? "Não a consideramos como uma medida prioritária"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório