Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Espanha. EDP e Cepsa assinam acordo para produção de hidrogénio verde

Empresas vão estudar, em conjunto, o desenvolvimento de um projeto de até 1GW de hidrogénio no âmbito do Vale do Hidrogénio Verde Andaluz.

Espanha. EDP e Cepsa assinam acordo para produção de hidrogénio verde
Notícias ao Minuto

11:20 - 30/01/23 por Notícias ao Minuto

Economia Energia

A EDP - Energias de Portugal e a Cepsa assinaram um acordo para a produção de hidrogénio verde em Espanha, a partir do qual as duas empresas vão estudar, em conjunto, o desenvolvimento de um projeto de até 1GW de hidrogénio no âmbito do Vale do Hidrogénio Verde Andaluz.

"Este acordo com a Cepsa é um importante marco para a reconversão da central térmica da EDP em Los Barrios e para promover a descarbonização industrial através do hidrogénio verde, sendo mais um passo para reforçar a independência energética na Europa", refere Miguel Stilwell d'Andrade, presidente executivo da EDP, citado em comunicado.

Com esta aliança, a EDP junta-se como parceira num projeto para desenvolver até 1 GW no Campo de Gibraltar (Cádiz), no âmbito do Vale Andaluz de Hidrogénio Verde, aquele que é o maior projeto de hidrogénio verde da Europa promovido pela Cepsa.

O acordo abrange ainda o fornecimento de eletricidade de origem renovável e possível colaboração para produzir combustíveis marinhos sustentáveis, de acordo com a mesma nota. 

"Esta aliança representa a ambição das duas empresas no sentido de acelerar a descarbonização da indústria e dos transportes pesados terrestres, aéreos e marítimos. O acordo inclui também o fornecimento de eletricidade de origem renovável e a possível colaboração para produzir combustíveis marítimos sustentáveis (amoníaco verde e metanol)", pode ainda ler-se. 

Esta aliança representa a ambição das duas empresas no sentido de acelerar a descarbonização da indústria e dos transportes pesados terrestres, aéreos e marítimos. O acordo inclui também o fornecimento de eletricidade de origem renovável e a possível colaboração para produzir combustíveis marítimos sustentáveis (amoníaco verde e metanol), indica a EDP. 

Leia Também: Bolsa de Lisboa segue em baixa de 0,36% com EDP a liderar as quedas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório