Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

O que deu a TAP aos trabalhadores? 8 milhões e 'pisca o olho' com bónus

Companhia aérea vai pagar oito milhões de euros aos tripulantes de cabine em acertos relativos a ajudas de custo complementares que não foram pagas nos anos de 2021 e 2022 - e há mais.

O que deu a TAP aos trabalhadores? 8 milhões e 'pisca o olho' com bónus
Notícias ao Minuto

08:34 - 25/01/23 por Notícias ao Minuto

Economia TAP

Os trabalhadores e a administração da TAP chegaram a um acordo, no início da semana, que permitiu cancelar a greve, mas, afinal, o que prevê este pacto? A companhia aérea vai pagar oito milhões de euros aos tripulantes de cabine em acertos relativos a ajudas de custo complementares que não foram pagas nos anos de 2021 e 2022 e 'pisca o olho' com um bónus.

Este pagamento dos oito milhões de euros será realizado "a título de compensação extraordinária, sem sujeição às reduções retributivas previstas no acordo temporário de emergência (ATE)" e "sem prejuízo do que vier a ser definido em sede do novo acordo de empresa (AE)", de acordo com o Dinheiro Vivo, que teve acesso à minuta do acordo.

O Notícias ao Minuto já questionou fonte oficial da TAP sobre estas medidas, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta. 

Contudo, ao que indica o Dinheiro Vivo, estão abrangidos por este pagamento os 2.700 tripulantes de cabine, que vão receber "numa prestação única", até março, o montante definido com base numa matriz elaborada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).

Se AE for assinado este ano, TAP paga prémio

Um outro ponto do acordo estabelece que a TAP se compromete a pagar "um prémio" aos filiados do SNPVAC caso o novo AE seja assinado até ao final deste ano

"A TAP, como estímulo recíproco à boa e célere condução do processo de negociação do novo AE, compromete-se a atribuir uma compensação extraordinária aos tripulantes de cabine associada ao início e conclusão dessa negociação", refere o acordo, citado pelo Dinheiro Vivo.

A TAP disse na terça-feira que o cancelamento da greve dos tripulantes de cabine assegura "os interesses de todos os envolvidos" e permite que a companhia "cumpra todas as expectativas" criadas aos passageiros para a operação.

Os tripulantes de cabine decidiram aceitar a proposta da TAP e desconvocar a greve marcada para o período entre 25 e 31 de janeiro. A proposta apresentada pela TAP foi aprovada com 654 votos a favor, 301 votos contra e 20 abstenções.

Leia Também: Hoje é notícia: Pais indemnizados após parto; Greve? TAP paga 8 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório