Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Patronato britânico receia impacto de eliminação de leis europeias

O presidente da Confederação da Indústria Britânica (CBI), Tony Danker, instou hoje o Governo a não eliminar apressadamente legislação que herdou da União Europeia (UE) devido ao potencial impacto negativo nas empresas. 

Patronato britânico receia impacto de eliminação de leis europeias
Notícias ao Minuto

14:36 - 23/01/23 por Lusa

Economia Reino Unido

O parlamento britânico está atualmente a avaliar uma proposta de lei do Governo para remover da legislação do país, até ao final deste ano, milhares de leis com origem na União Europeia, apesar de vários avisos da oposição, empresas e organizações da sociedade civil.

As normas europeias foram integradas na legislação britânica quando o Reino Unido saiu do bloco em 2020 para assegurar continuidade, mas o Partido Conservador alega que a eliminação vai reduzir a burocracia. 

Embora admita que exista "uma grande oportunidade de crescimento" da divergência regulatória em relação à UE, Danker avisou, durante um discurso na faculdade de Direito da University College London (UCL), em Londres, que esta medida pode acabar por ser um "autogolo" com impacto no comércio.

"Precisamos também de reconhecer que a divergência irá muitas vezes reduzir o tamanho do nosso mercado ou acrescentar uma carga de burocracia", além do potencial custo de "milhares de milhões de libras" para as empresas, avisou o líder da principal organização patronal britânica.

A legislação em causa abrange desde proteções dos direitos de licença de maternidade e paternidade, a normas de segurança alimentar ou regulamentação sobre o uso de produtos químicos.

Uma alteração legislativa súbita poderá implicar "mais uma etapa de confusão e perturbação maciça, precisamente quando estamos a tentar sair da recessão", disse Danker.

No discurso, o dirigente voltou a culpar as restrições ao recrutamento existentes desde o Brexit pela escassez de mão-de-obra e as limitações ao crescimento económico e pediu uma "conversa honesta" sobre o assunto, sugerindo vistos temporários para certos setores. 

Leia Também: Reino Unido anuncia mais sanções contra regime de Teerão

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório