Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

"É fundamental apoiar famílias e empresas face às exigências de 2023"

O ministro das Finanças vê "sinais mais positivos" do que há uns meses relativamente à evolução económica. Ainda assim, considera que os apoios às famílias e empresas são essenciais para responder aos obstáculos de 2023.

"É fundamental apoiar famílias e empresas face às exigências de 2023"
Notícias ao Minuto

08:35 - 17/01/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Fernando Medina

O ministro das Finanças, Fernando Medina, vê sinais mais positivos na economia do que há uns meses, mas considera que é necessário apoiar as famílias e as empresas na resposta aos obstáculos que se colocam este ano. 

"De volta a Bruxelas para as primeiras reuniões do Eurogrupo e do Ecofin deste ano. Aqui vamos analisar a evolução económica na Europa e em Portugal, com sinais mais positivos do que há uns meses. É fundamental apoiar famílias e empresas face às exigências de 2023", escreveu o ministro das Finanças, na rede social Twitter. 

Medina participou na segunda-feira na reunião do Eurogrupo e estará também presente no encontro do Ecofin, que está marcado para esta terça-feira. 

"Continuaremos a debater a proposta da Comissão Europeia para um novo modelo de governação económica na Europa. O objetivo é tornar mais eficiente a coordenação europeia e salvaguardar a sustentabilidade das contas públicas e o crescimento económico", acrescentou o ministro. 

O ministro das Finanças afastou, na segunda-feira, o cenário de recessão na economia portuguesa a curto prazo e recordou que os indicadores do Governo apontam para um crescimento económico, ainda que "mais moderado" do que em 2022.

"As nossas projeções nunca coincidiram com esse cenário, isso era o cenário a nível europeu, não para o nosso país. O cenário que hoje temos para Portugal [...] é o de que tenhamos terminado o ano com um último trimestre a crescer e, para já, não temos qualquer indicador de que o primeiro trimestre do ano tenha um resultado diferente", sustentou Fernando Medina.

Questionado sobre a possibilidade de o país entrar em recessão técnica, Medina descartou a ideia e recordou as previsões que o executivo socialista inscreveu no Orçamento do Estado para 2023 (OE2023): "Na proposta de Orçamento que apresentámos e que foi aprovada no parlamento mantínhamos que Portugal iria ter em 2023 um crescimento económico, não era uma estagnação, muito menos uma recessão".

Uma recessão técnica é obrigatoriamente sinónimo de dois trimestres consecutivos em terreno negativo "e um deles será positivo", acrescentou o ministro das Finanças. Contudo, o crescimento da economia nacional vai ser "mais moderado do que em 2022".

"Em 2022 a economia portuguesa cresceu muito e já utilizámos muita da nossa capacidade instalada. Ora, um crescimento económico seria sempre por cima desse crescimento já muito elevado de 2022", justificou.

Leia Também: Medina sublinha crescimento, afasta recessão e realça "confiança"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório