Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

EUA. Galp faz acordo com NextDecade para compra de gás natural liquefeito

Acordo foi anunciado, esta terça-feira, em comunicado enviado à CMVM.

EUA. Galp faz acordo com NextDecade para compra de gás natural liquefeito
Notícias ao Minuto

08:36 - 20/12/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Galp

A Galp e a NextDecade celebraram um acordo para compra de gás natural liquefeito norte-americano, que se vai traduzir na entrega a partir de 2027 de um milhão de toneladas anuais durante 20 anos, foi hoje anunciado.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp precisa que o referido acordo, de compra e venda (SPA) de gás natural liquefeito (GNL), lhe permitirá aceder a um milhão de toneladas anuais de GNL proveniente do projeto Rio Grande LNG, no Texas, durante um período de 20 anos.

"As entregas comerciais abrangidas por este acordo deverão começar em 2027", afirma a petrolífera, que adianta que "os volumes adquiridos pela Galp são indexados a Henry Hub numa base FOB acrescida de uma taxa fixa de liquefação".

A petrolífera considera que "este acordo melhora o acesso da Galp a volumes de GNL proveniente dos EUA, complementando os fornecimentos da Venture Global, que deverão ter início durante 2023".

"A Galp acrescenta ainda flexibilidade, diversidade geográfica e competitividade à sua carteira de aprovisionamento", refere a Galp.

Segundo a Galp "a NextDecade Corporation, através das suas subsidiárias Rio Grande LNG e NEXT Carbon Solutions, está a desenvolver um projeto de exportação de LNG no Sul do Texas, o RGLNG, com capacidade de liquefação de 27 MTPA, associado a um dos maiores projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS) em curso na América do Norte".

[Notícia atualizada às 10h05]

Leia Também: Bolsa de Lisboa inverte para alta, com Galp a subir mais de 1%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório