Meteorologia

  • 06 FEVEREIRO 2023
Tempo
16º
MIN 6º MÁX 18º

Procura emprego? Cinco princípios para ter um currículo de sucesso

De acordo com a ManpowerGroup, um CV deve seguir os seguintes princípios: simplicidade, organização, personalidade, atitude e cuidado.

Procura emprego? Cinco princípios para ter um currículo de sucesso
Notícias ao Minuto

08:00 - 04/12/22 por Notícias ao Minuto

Economia Emprego

Se está à procura de emprego ou se quer mudar de local de trabalho, saiba que ter um bom curriculum vitae (CV) é fundamental para este processo. O currículo pode fazer mesmo a diferença entre ser (ou não) chamado para uma entrevista. 

"O curriculum vitae é a extensão de si que chega primeiro ao recrutador e simboliza a diferença entre ser ou não chamado para uma entrevista. Para apresentar uma candidatura de sucesso, deverá conseguir mostrar no seu curriculum vitae os seguintes cinco princípios: simplicidade, organização, personalidade, atitude e cuidado", revela a empresa de recursos humanos ManpowerGroup

1. Simplicidade

"O seu curriculum vitae deverá ser simples e conciso, de forma a captar e reter a atenção, pelo que molduras, bullets muito trabalhados ou uma mancha gráfica muito densa enfraquecem a sua candidatura."

2. Organização

"Seja assertivo! Opte por apresentar a experiência e a formação de forma cronológica, começando da mais recente para a mais antiga."

3. Personalidade

"Adapte o seu curriculum vitae à empresa a que se candidata, mantendo a sua própria personalidade, faça-os sentir que é a Pessoa certa para o cargo e que a empresa é ideal para si. Pode também incluir uma carta de apresentação e/ou motivação mais subjetiva e pessoal, mas também simples e direta."

4. Atitude

"Use verbos de ação como 'conseguir, controlar, fazer, realizar, liderar' e prefira frases curtas e assertivas. Mostrará capacidade de síntese e objetividade, ao mesmo tempo que valorizará a sua experiência e manterá a atenção do recrutador."

5. Cuidado

"Os erros ortográficos e gramaticais são o pior cartão de visita, pois indicam falta de cuidado e interesse. Adote uma linguagem cuidada e formal, tendo a preocupação de manter o mesmo registo em todos os documentos."

Leia Também: Suspensão da comissão nas amortizações? Eis quanto custará ao Estado

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório