Seis dicas que podem ajudar a poupar nas prendas de Natal (e não só)
Do orçamento à lista de tarefas, fique a par de algumas dicas que podem ajudar a poupar na quadra natalícia.

© Shutterstock

Economia Natal
Se vai aproveitar este domingo para comprar prendas de Natal, não saia de casa sem antes ler estas dicas. Antes de fazer compras é importante planear, de modo a evitar gastos desnecessários e, se for possível, poupar algum dinheiro.
O ComparaJá.pt dá seis dicas que podem ajudar neste sentido. Tome nota;
1 - Faça um orçamento de Natal
"Antes de ver o que vai gastar em presentes de natal, é importante perceber que outros custos fixos tem para este mês. No meio do caos de arranjar tudo é fácil esquecer que ainda temos outras coisas para pagar, como a prestação da casa, energia, água, entre outros.
Ao fazer um orçamento, está a considerar estes custos na sua despesa total. Já sabemos que deixar tudo preparado para os dias 24 e 25, desde a comida aos presentes, irá sempre ser um peso grande na sua carteira."
2 - Poupe o seu subsídio de Natal
"Caso não o receba em duodécimos, o dinheiro extra do subsídio de Natal dá sempre um conforto adicional nesta altura. No entanto, há que ter o cuidado de pôr algum montante de parte e não o gastar todo em prendas de Natal.
Vai ser a sua grande ajuda para manter as finanças em ordem nesta altura do ano. Pode até aproveitar para colocar alguma parte na sua conta-poupança, aproveitar para fazer um depósito a prazo ou até um plano poupança-reforma."
3 - Reutilize as suas decorações
"As decorações de Natal são já uma grande parte desta tradição, mas aqui já é mais fácil reduzir custos. A solução passa por ver que decorações já tem e como as pode reutilizar, sem ter que gastar mais um tostão em compras.
Evitar o desperdício aqui é chave. Às vezes basta dar um toque pessoal ao que já tem em casa. Pode também consultar a internet (pesquise, por exemplo, 'decorações de natal diy') e encontrar muitas ideias práticas para a decoração."
4 - Use a sua imaginação para as prendas
"O valor dos presentes de Natal pode estar no que representam emocionalmente e não tanto no material. Nesse sentido, é possível inovar um pouco no tipo de prendas que pode dar, para não desequilibrar as suas finanças.
E que tal um álbum de fotografias, recordando os melhores momentos que passou com essa pessoa? Ou até um postal personalizado? Para além de ser uma medida sustentável e amiga do ambiente, dá sempre um toque pessoal que não se consegue comprar numa loja."
5 - Compare os preços
"Se vai mesmo a uma loja ou a um supermercado, é importante que reveja os preços que estão a ser praticados nesses estabelecimentos. É ao comparar várias opções que podemos retirar mais-valias às nossas compras de natal.
Aqui pode até usar plataformas como o OLX, para ver produtos que estejam num estado quase novo, ou o KuantoKusta, para avaliar quais são os preços mais interessantes no mercado. Veja bem a diferença no valor que iria estar a pagar ao utilizar estas soluções alternativas."
6 - Elabore uma lista de tarefas
"Com o aproximar da data, por vezes ter noção de tudo o que é preciso para a sua consoada é complicado. Aqui mais vale prevenir e fazer uma lista de tudo o que é preciso. Desde decorar a casa, a comprar os doces ou até mesmo tratar de algumas prendas de Natal.
Também não ponha toda a pressão das compras de Natal em si. Pode sempre dividir essas tarefas com a sua família e assim envolvê-los mais nas festividades."
Leia Também: Trabalhador doméstico tem direito ao subsídio de Natal? ACT responde
Comentários
Regras de conduta dos comentários