Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal tem a 13.º gasolina simples 95 mais cara da UE. E o gasóleo?

O preço médio de venda da gasolina simples em Portugal foi no terceiro trimestre superior em 4,3 cêntimos por litro aos valores médios na UE27, enquanto no gasóleo simples foi inferior em 2,6 cêntimos, segundos dados da ERSE.

Portugal tem a 13.º gasolina simples 95 mais cara da UE. E o gasóleo?
Notícias ao Minuto

10:37 - 16/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

Portugal ocupa a 13.ª posição dos países com preços da gasolina simples 95 mais altos, segundo dados divulgados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), esta quarta-feira. Relativamente ao gasóleo, o nosso país ocupa o 8.º lugar dos preços mais baixos.

No caso da gasolina simples 95, os "PMV [preços médios de venda] nacionais são mais altos do que a média UE-27, situando-se na 13.ª posição dos países com preços mais altos". 

Segundo os dados, "Portugal praticou um PMV sem impostos 4,0 cent/l inferior ao de Espanha. Embora Portugal apresente uma maior carga fiscal (44%) no contexto da Península Ibérica, o PMV português foi cerca de 3,9 cent/l inferior ao de Espanha". 

E o gasóleo? 

Segundo a ERSE, o PMV nacional situou-se abaixo dos valores médios da UE-27, "atribuindo a Portugal o 8.º lugar dos preços mais baixos. Sem impostos, Portugal ocupa a 15.ª posição dos países com preços mais altos". 

"Sem impostos, os preços médios nacionais são 3,9 cent/l inferiores aos do país vizinho. O peso fiscal em Portugal (37%) foi idêntico ao espanhol (37%), o que justificou a prática de PMV inferiores no nosso país", pode ainda ler-se. 

Notícias ao Minuto Preços médios praticados na UE-27 NO 3.º Trimestre 2022© Reprodução do relatório da ERSE  

Leia Também: Afinal, quanto baixaram os combustíveis? Eis os preços (com gráfico)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório