Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Medidas adicionais de 2016 não devem cortar rendimentos

O Governo afirmou hoje que "haverá medidas adicionais" em 2016, mas disse que "não faz qualquer sentido retirar rendimentos" a funcionários públicos e pensionistas através desses cortes.

Medidas adicionais de 2016 não devem cortar rendimentos
Notícias ao Minuto

19:38 - 30/04/14 por Lusa

Economia DEO

O Documento de Estratégia Orçamental (DEO), hoje entregue à Assembleia da República e enviado a Bruxelas, refere que haverá "medidas adicionais" em 2016, equivalentes a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), além dos cortes de 0,8% do PIB já previstos para 2015.

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje, na conferência de imprensa em que apresentou o DEO, que, "para 2016, haverá medidas adicionais que não são anunciadas agora", uma vez que o Governo só está obrigado à sua quantificação.

"Eu espero muito sinceramente que nem sequer faça qualquer sentido ponderar retirar rendimentos [em 2016]", acrescentou a governante, considerando que "seria uma coisa quase doentia" ter, no mesmo documento, medidas para repor rendimentos em 2015 e medidas para retirar rendimentos no ano seguinte.

"As medidas para 2016 serão as que decorrerem do que entretanto o que vier a ser decidido, privilegiando as poupanças e redução de despesa da máquina do Estado", disse Maria Luís Albuquerque.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório