Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

CGD com "abertura" para discutir apoios (e avança com pagamento pontual)

Pagamento extraordinário será efetuado em dezembro e oscilará entre 600 euros e 900 euros, de acordo com a remuneração mensal de cada trabalhador. Aplica-se aos funcionários que recebem até 2.700 euros.

CGD com "abertura" para discutir apoios (e avança com pagamento pontual)
Notícias ao Minuto

08:29 - 10/11/22 por Beatriz Vasconcelos

Economia CGD

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) mostrou "abertura" para discutir apoios para os trabalhadores, em resposta à inflação, e prepara-se para avançar com um pagamento extraordinário em dezembro, que varia em função dos rendimentos dos trabalhadores, anunciou esta quinta-feira o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (STEC). 

"A Administração da CGD recebeu ontem o STEC mostrando abertura para discutir as medidas de apoio a tomar, para ajudar os trabalhadores a responder aos brutais aumentos de custo de vida que se estão a verificar. A CGD vai avançar com um pagamento extraordinário em dezembro que oscilará entre 600 euros e 900 euros, de acordo com a remuneração mensal de cada trabalhador, desde que este aufira um rendimento mensal até 2.700 euros", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Entretanto, em comunicado enviado às redações, a comissão executiva da CGD diz que "consciente que o aumento inusitado da inflação tem afetado de forma anormal o rendimento disponível dos seus colaboradores", decidiu pagar 900 euros aos trabalhadores que recebem um valor igual ou inferior a 1.500 euros e 600 euros aos que recebem acima desse valor e até 2.700 euros.

Além disso, dará a "possibilidade de antecipar até 50% do Subsídio de Natal durante o 1.º Semestre de 2023 ou de recebimento da totalidade do Subsídio de Natal em duodécimos". Vai ainda implementar uma "majoração dos prémios e incentivos a pagar em 2023". 

No início da semana, recorde-se, o STEC pediu uma reunião urgente ao presidente executivo da CGD para reclamar apoios face à escalada da inflação.

Os representantes dos trabalhadores dizem ter registado "positivamente" a decisão da administração do banco, depois de terem criticado o "silêncio" numa altura em que vários outros bancos anunciaram apoios para os trabalhadores. 

O Crédito Agrícola anunciou que vai atribuir este mês um "pagamento pontual" de 500 euros a todos os trabalhadores, ficando também as empresas do grupo autorizadas a atribuir um prémio entre 250 e 750 euros.

Já os trabalhadores do Santander que tenham um vencimento até 30 mil euros anuais irão receber, este mês, um "pagamento extraordinário e suplementar" de 750 euros, no âmbito de medidas aprovadas pelo banco para fazer face ao aumento dos preços.

Também o BCP decidiu atribuir um pagamento pontual extraordinário de 500 euros a todos os colaboradores sem viatura atribuída, que será processado com o salário de dezembro.

[Notícia atualizada às 10h32]

Leia Também: Sindicatos consideram insuficiente pagamento pontual do Crédito Agrícola


  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório