Numa nota publicada no seu 'site', a Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) revela que, de acordo com a informação recolhida junto dos aviários industriais da região, a produção de ovos no primeiro semestre deste ano "rondou os 11,2 milhões de unidades, aumentando 3,8% em termos homólogos".
No mesmo período, o abate de frango registou um crescimento de 11,2% face aos primeiros seis meses do ano anterior, totalizando 1.618,3 toneladas, indica a DREM.
Por sua vez, o gado abatido na Madeira no primeiro semestre do ano atingiu as 440,1 toneladas, o que representa uma variação homóloga de mais 6,9%.
No setor da pesca, foram capturadas 2.976,6 toneladas de pescado nos primeiros seis meses deste ano, uma diminuição de 7,2% face ao mesmo período do ano passado.
Contudo, o valor da primeira venda aumentou 16,4%, tendo o peixe descarregado no primeiro semestre gerado 10 milhões de euros.
A Direção Regional de Estatística salienta ainda que o atum foi a espécie mais abundante, representando 50,6% do total das capturas, seguindo-se o peixe-espada preto com 39,7%.
A captura de atum e similares diminuiu 26,3% face ao primeiro semestre do ano anterior, apesar de o valor de venda ter aumentado 4%. Já o peixe-espada preto "aumentou tanto em quantidade (+28,7%), como em valor de primeira venda (+40,3%)".
Leia Também: Cerca de 470 refugiados da guerra na Ucrânia estão na Madeira