Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

PIB do euro recua para 2,6% em 2022 e 1,4% em 2023 devido à guerra

A economia da zona euro vai abrandar devido aos "efeitos negativos" da guerra da Ucrânia, anunciou hoje a Comissão Europeia, prevendo agora um PIB de 2,6% em 2022 e 1,4% em 2023 para a área da moeda única.

PIB do euro recua para 2,6% em 2022 e 1,4% em 2023 devido à guerra
Notícias ao Minuto

10:16 - 14/07/22 por Lusa

Economia Comissão Europeia

Nas previsões macroeconómicas de verão, hoje divulgadas, o executivo comunitário antevê que o Produto Interno Bruto (PIB) do euro cresça 2,6% em 2022 e 1,4% em 2023, números que comparam com a anterior projeção de primavera, publicada em maio passado, de 2,7% este ano e de 2,3% no próximo.

Mantida é a previsão de crescimento económico da conjunto da União Europeia (UE) este ano, em 2,7%, mas é revista a subida do PIB para 1,5% em 2023, quando anteriormente se projetava 2,3%.

A Comissão Europeia admite que "muitos dos riscos negativos em torno da previsão de primavera de 2022 se materializaram", principalmente por a invasão russa da Ucrânia ter colocado "pressões ascendentes adicionais sobre os preços da energia e dos produtos alimentares".

Esta situação está "a alimentar as pressões inflacionistas globais, corroendo o poder de compra das famílias e desencadeando uma resposta de política monetária mais rápida do que a anteriormente assumida", elenca a instituição, lembrando ainda outros fatores, como a "desaceleração contínua do crescimento nos Estados Unidos" e os sucessivos confinamentos na China.

Além disso, "a economia da UE permanece particularmente vulnerável à evolução dos mercados energéticos devido à sua elevada dependência dos combustíveis fósseis russos, e o enfraquecimento do crescimento global diminui a procura externa", reconhece ainda a instituição.

Numa altura em que se assinalam quase cinco meses da invasão russa da Ucrânia e em que os preços batem máximos, especialmente impulsionados pelo setor energético, Bruxelas atualiza então as previsões económicas de verão com um cenário de abrandamento económico e de alta inflação, mas rejeitando recessão.

De acordo com Bruxelas, a pesar nas projeções hoje publicadas está um "primeiro trimestre mais forte do que o anteriormente estimado para sustentar a taxa de crescimento anual para 2022", bem como uma "promissora época turística", que ainda assim são contrabalançados com os impactos da guerra.

Para 2023, "espera-se que o crescimento económico trimestral ganhe ímpeto, em consequência de um mercado de trabalho resiliente, da moderação da inflação, do apoio do Mecanismo de Recuperação e Resiliência e da ainda grande quantidade de poupanças excedentárias", adianta Bruxelas.

[Notícia atualizada às 10h36]

Leia Também: Bruxelas: Corte de gás à Europa pode acentuar inflação e asfixiar PIB

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório