Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Euro já atingiu a paridade contra o dólar. Não acontecia desde 2002

A moeda única está a ser pressionada pelas "preocupações com a recessão na Europa resultantes de uma potencial paragem total do fornecimento de gás russo".

Euro já atingiu a paridade contra o dólar. Não acontecia desde 2002
Notícias ao Minuto

11:13 - 12/07/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Câmbio

A taxa de câmbio do euro e do dólar atingiu, esta terça-feira, a paridade pela primeira vez em 20 anos, algo que não acontecia desde 15 de julho de 2002, último dia em que a moeda comum superou o "bilhete verde", segundo dados do mercado.

"O USD continua a pressionar o euro, levando o par a atingir a paridade pela primeira vez desde finais de 2002. As preocupações com a recessão na Europa resultantes de uma potencial paragem total do fornecimento de gás russo estão a pressionar o euro. Além disso, a lenta resposta do BCE à aceleração da inflação em comparação com a Fed está a aumentar a pressão. O par EUR/USD caiu finalmente abaixo da paridade, após algumas tentativas a resistir", dizem analistas da XTB numa nota enviada ao Notícias ao Minuto

Segundo dados da Bloomberg consultados pela Efe, o euro atingiu a paridade com o dólar às 10h46 horas em Lisboa, ao desvalorizar-se 0,4% face ao fecho de segunda-feira e 12,05% desde o início deste ano, depois de ter terminado 2021 a 1,137 dólares.

Especialistas acreditam que as recentes subidas das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed) reforçaram o dólar e encorajaram os investidores a refugiarem-se nesta moeda, enquanto o risco de recessão e as preocupações energéticas impulsionadas pela guerra na Ucrânia pesam cada vez mais sobre a zona euro.

O iene também continua a depreciar-se em relação ao dólar, estando o "bilhete verde" a ser negociado a 137 ienes, um nível não visto desde setembro de 1998, uma vez que a política monetária do banco central japonês se distancia da da Fed ou da do Banco Central Europeu (BCE).

[Notícia atualizada às 11h27]

Leia Também: Cinco identificados por infrações fiscais e exploração de jogo ilegal

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório