Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Gruas e guindastes em leilão por mais de dois milhões

A administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) vai tentar vender na segunda-feira em leilão, por mais de dois milhões de euros, maquinaria pesada como guindastes e gruas, segundo os anúncios dos concursos consultados hoje pela Lusa.

Gruas e guindastes em leilão por mais de dois milhões
Notícias ao Minuto

16:32 - 12/04/14 por Lusa

Economia Estaleiros

Em causa estão cinco leilões de material pesado a realizar na empresa durante todo o dia de segunda-feira, no âmbito do encerramento dos estaleiros públicos e a subconcessão dos terrenos e infraestruturas ao grupo privado Martifer já em maio.

O período para a apresentação de propostas de aquisição para estes cinco leilões terminou na sexta-feira.

O procedimento, de acordo com os anúncios dos concursos, começa às 08:30, nas instalações da empresa, com a abertura das propostas para a alienação de acessórios de elevação, seguindo-se o leilão e a venda à oferta mais alta.

Às 10:30 realiza-se o leilão, nos mesmos moldes, dos sete emblemáticos guindastes dos estaleiros, com capacidade de carga de que vai das dez às 100 toneladas (t).

Só pelos dois mais relevantes e históricos guindastes da empresa (100t) - visíveis a vários quilómetros da cidade -, os estaleiros pedem 800 mil euros.

A concretizar-se a venda pelo menos ao preço base definido pela administração dos ENVC, só o total dos guindastes a leilão pode representar um encaixe financeiro superior a 1,7 milhões de euros.

A partir das 14:00 realiza-se o leilão de cinco gruas de várias dimensões e capacidade de carga, com um preço base global de 143.400 euros. Segue-se a venda de quatro plataformas elevatórias com um preço base total de 53.900 euros e depois de 15 empilhadores, estes avaliados pelos estaleiros em 177.700 euros.

Estão ainda agendados para os próximos dias leilões de meios de escavação e carga, zorras hidráulicas, viaturas, material de cozinha, cavaletes metálicos, equipamentos de metalomecânica e de equipamentos de navios.

A administração dos ENVC terá de concluir até 30 de abril a venda de vário material móvel da empresa - cerca de 20 mil itens - que ficou fora do concurso da subconcessão. Esse processo está a ser assegurado por cerca de 40 trabalhadores dos ENVC que, à semelhança dos restantes cerca de 550, aceitaram as rescisões amigáveis dos contratos mas continuam ao serviço, sendo por isso os últimos a saírem da empresa pública.

A West Sea, empresa criada pelo grupo Martifer, quer assumir a subconcessão dos ENVC a 02 de maio, já com uma carteira de encomendas de reparação e construção naval, disse esta semana à Lusa fonte oficial da empresa.

Acrescentou que a West Sea "está a desenvolver todos os esforços para entrar nos ENVC e anunciar os contratos de reparação e construção naval que está nesta altura a negociar".

Quando tomar posse dos terrenos a West Sea espera ter "em funções" cerca de 50 trabalhadores, recrutados entre os antigos funcionários dos ENVC.

Nesta altura "já se encontram em funções cerca de 15 ex-trabalhadores dos ENVC", mas o processo de recrutamento de pessoal para o novo projeto "continua a decorrer".

"Ao longo do mês de maio deverão entrar em funções os restantes cerca de 30 ex-trabalhadores dos ENVC", disse a mesma fonte.

Segundo a West Sea, além da construção e da reparação naval, o projeto para os estaleiros de Viana do Castelo, que estão em processo de liquidação, está "muito voltado" para o mercado da prospeção de gás 'offshore'.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório