Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Vídeo: Afinal, como se calculam os preços dos combustíveis?

Veja o vídeo da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e saiba como se calculam os preços dos combustíveis.

Notícias ao Minuto

09:52 - 04/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

Os combustíveis têm estado a subir desde o início do ano, mas esta semana arrancou com uma diminuição do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) por determinação do Governo. Contudo, há outros fatores a ter em consideração no cálculo do preço dos combustíveis. 

O vídeo que pode ver em cima, da autoria da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), explica como é que se calculam os preços e quais são as variáveis que determinam o preço final que é pago pelos consumidores

Redução do ISP? ASAE só detetou uma situação de incumprimento (e Governo "não hesitará em atuar")

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou apenas uma situação de alegado incumprimento na aplicação da redução do ISP nos postos de combustível que monitorizou, apesar de ter recebido 200 denúncias, segundo um comunicado.

A entidade revelou que realizou "durante o dia de ontem [segunda-feira], uma monitorização, a nível nacional, dos postos de abastecimento de combustível, direcionada à verificação da implementação da nova medida de redução dos preços dos combustíveis, resultante da descida do ISP".

Esta ação "teve como pressuposto a verificação da oscilação dos preços por litro comparativamente a períodos anteriores, em especial, avaliando o impacto da redução do ISP no preço final ao consumidor".

A redução do ISP num valor igual ao que resultaria da descida do IVA dos combustíveis traduz-se, desde segunda-feira, num desconto adicional de 15,5 cêntimos por litro de gasolina e de 14,2 cêntimos no gasóleo.

A dimensão do impacto da descida do ISP foi anunciada pelo Ministério das Finanças num comunicado emitido no final da semana passada, tendo em conta a entrada em vigor de uma medida de mitigação do aumento dos preços dos combustíveis, através da qual é refletida no ISP uma redução com efeito semelhante à descida da taxa do IVA dos combustíveis de 23% para 13%.  

O ministro do Ambiente garantiu, também na terça-feira, que o Governo "não hesitará em atuar" caso se comprove que há gasolineiras a incumprir a redução do preço dos combustíveis imposta com a decisão de descer o ISP.

"O Governo não terá qualquer tipo de hesitação em atuar e tomar as medidas que forem necessárias para o cumprimento daquilo que é a expectativa coletiva que temos, quando tomamos decisões tão importantes como a redução do ISP com a expectativa de aliviar o custo das famílias e das empresas", assegurou.

Leia Também: Governo "não hesitará em atuar" se descida do ISP não baixar o preço

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório