Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Moçambique. Autoridades municipais "decidem preço de transporte"

O ministro dos Transportes e Comunicações moçambicano disse que compete aos governos provinciais e municipais a decisão sobre o preço de transporte no país, perante casos de paralisação da atividade como pressão para o agravamento do custo de viagem.

Moçambique. Autoridades municipais "decidem preço de transporte"
Notícias ao Minuto

17:56 - 31/03/22 por Lusa

Economia Transportes

"Cabe aos governos locais decidir sobre o agravamento da tarifa de transporte", afirmou Janfar Abdulai, em declarações citadas hoje pelo diário O País.

Abdulai avançou que o Governo central tem apoiado os executivos provinciais e municipais na procura de uma solução para as dificuldades que os transportadores rodoviários afirmam estar a enfrentar para manter a atividade, face ao agravamento dos preços dos combustíveis.

Na segunda-feira, a Federação Moçambicana de Transportadores Rodoviários (Fematro) pediu "ações urgentes e não apenas palavras" por parte do Governo visando evitar uma paralisação geral do transporte público de passageiros face ao agravamento dos preços dos combustíveis.

"O setor de transporte público de passageiros precisa de ações urgentes e não apenas de palavras, porque a atividade está insustentável", afirmou à Lusa o presidente da Fematro, Castigo Nhamane.

Nhamane falava a propósito da recente multiplicação de casos de paralisação do transporte público nalgumas cidades moçambicanas, em protesto contra a última subida de preços dos combustíveis no país.

O dirigente associativo avançou que, paulatinamente, muitos transportadores estão a "arrumar" os seus veículos, porque são incapazes de comportar os elevados custos de atividade.

"A crise de transporte vai agudizar-se, porque há transportadores que estão a sair de circulação: com os atuais custos já não temos negócio", declarou.

Castigo Nhamane afastou, para já, a possibilidade do aumento de preço de viagem nos transportes públicos, alertando que uma subida seria sufocante para os passageiros.

"Para já, aumentar a tarifa não é uma opção, porque conhecemos a frágil situação económica" da população, observou Nhamane.

Leia Também: Empresários consideram lentas e insuficientes medidas de recuperação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório