Os preços dos combustíveis têm subido no seguimento da guerra da Ucrânia, mas o que se verifica, de semana para semana, é que o preço do gasóleo tem aumentado mais do que o da gasolina. Por exemplo, no início desta semana, o gasóleo aumentou 15 cêntimos por litro, ao passo que a gasolina encareceu 10 cêntimos por litro. O que explica esta diferença?
Em causa está o facto de as refinarias russas produzirem, sobretudo, gasóleo. Com a guerra, a oferta baixou, mas a procura manteve-se, o que explica a subida mais expressiva do gasóleo, segundo a CNN.
Abastecer o depósito ficou mais caro na segunda-feira, tanto para os condutores de carros a gasóleo como para os que têm carros a gasolina. Contas feitas, a gasolina subiu mais do que o previsto, mas o gasóleo encareceu ligeiramente abaixo das previsões.
Estes cálculos, sublinhe-se, foram feitos pelo Notícias ao Minuto tendo por base os preços médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e as previsões do Ministério das Finanças, divulgadas na sexta-feira. A tutela estimava um aumento de 16,4 cêntimos no caso do gasóleo e de seis cêntimos no da gasolina.
A aplicação do mecanismo de compensação, que entrou em vigor este mês, resultou numa redução de 1,3 cêntimos por litro na taxa do ISP, não tendo existido redução na gasolina pelo facto de a variação do preço por litro neste combustível ser inferior a oito cêntimos.
Como forma de mitigar o preço dos combustíveis, o Governo decidiu semanalmente ajustar a taxa do ISP em função do acréscimo da receita do IVA.
Leia Também: Publicado prolongamento do AUTOvoucher para abril. São 20 euros