Há um mês, era o sexto mais rico do mundo. Agora, vai reformar-se

Após uma notável trajetória de 60 anos, em que transformou uma empresa têxtil falida num grande conglomerado de negócios, Warren Buffett vai - sem que ninguém esperasse - aposentar-se.

Notícia

© Kevin Dietsch/Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
04/05/2025 08:16 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia

Warren Buffett

O investidor Warren Buffett, que em abril ocupava o 6.º lugar na lista dos mais ricos do mundo da Forbes, anunciou, no sábado, que tenciona deixar no final do ano o cargo de presidente executivo da 'holding' Berkshire Hathaway, da qual é o principal acionista e que lidera há mais de 60 anos.

 

"Chegou a hora de Greg [Abel, já antes apontado como seu sucessor] se tornar presidente executivo da empresa no final do ano", disse o multimilionário e filantropo norte-americano no encontro de acionistas da Berkshire Hathaway, que se realiza em Omaha, no Nebraska.

Greg Abel já gere grande parte dos negócios da Berkshire, mas os investidores e os mercados sempre presumiram que só assumiria a presidência depois da morte de Buffett, que, com 94 anos, até agora tinha sempre dito que não tinha planos para se aposentar.

Buffett anunciou a decisão no final de um período de perguntas e respostas de cinco horas sobre a atividade das empresas do grupo, e não respondeu a nenhuma pergunta sobre o assunto.

"Não tenho intenção - zero - de vender uma ação da Berkshire Hathaway. Eu vou doar, eventualmente", disse Buffett.

"A decisão de manter todas as ações é uma decisão com fundamento económico-financeiro porque acho que as perspetivas da Berkshire serão melhores sob a gestão de Greg do que a minha", prosseguiu.

Milhares de investidores na arena de Omaha aplaudiram Buffett de pé após o seu anúncio, em reconhecimento aos seus 60 anos à frente da empresa.

Os únicos membros do conselho que sabiam da sua intenção, referiu o empresário, eram os seus dois filhos, Howard e Susie Buffett, e até Greg Abel, que estava sentado ao lado de Buffett no palco, não tinha sido avisado.

Warren Buffett, note-se, é um dos investidores mais bem sucedidos de todos os tempos, tal como destacou a Forbes em abril, quando em abril o colocou na lista dos mais ricos do mundo, com uma fortuna de 154 mil milhões de dólares (mais de 142 mil milhões de euros).

No início do mês, contudo, o seu património líquido subiu, permitindo colocá-lo no 5.º lugar deste 'ranking' em tempo real.

Musk lidera, mas não está sozinho. Quem são os 10 mais ricos do mundo?

Musk lidera, mas não está sozinho. Quem são os 10 mais ricos do mundo?

Já é conhecida a 'famosa' lista dos mais ricos da Forbes. Analisámos o 'top' 10.

Notícias ao Minuto | 15:02 - 01/04/2025

A Berkshire Hathaway detém dezenas de empresas, incluindo a seguradora Geico, o fabricante de pilhas Duracell e a cadeia de restaurantes Dairy Queen.

Filho de um congressista norte-americano, Warren Buffett comprou ações pela primeira vez aos 11 anos e declarou impostos pela primeira vez aos 13. Ao longo dos anos, prometeu doar mais de 99% do seu património e, até abril, já tinha doado cerca de 62 mil milhões de dólares, mais de 54 mil milhões de euros, sobretudo através da Fundação Gates e das fundações dos seus filhos.

Em 2010, juntamente com Bill Gates, lançou a The Giving Pledge, que incentiva quem tem grandes fortunas em todo o mundo a contribuir com uma parte significativa de sua riqueza para causas sociais.

Leia Também: Warren Buffett deixa presidência da Berkshire Hathaway no final do ano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas