Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Afinal, preços dos combustíveis subiram mais ou menos do que o previsto?

Contas feitas, a gasolina subiu mais do que o previsto, mas o gasóleo encareceu ligeiramente abaixo das previsões. 

Afinal, preços dos combustíveis subiram mais ou menos do que o previsto?
Notícias ao Minuto

08:30 - 29/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

Abastecer o depósito ficou mais caro na segunda-feira, tanto para os condutores de carros a gasóleo como para os que têm carros a gasolina. Contas feitas, a gasolina subiu mais do que o previsto, mas o gasóleo encareceu ligeiramente abaixo das previsões. 

Estes cálculos, sublinhe-se, foram feitos pelo Notícias ao Minuto tendo por base os preços médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e as previsões do Ministério das Finanças, divulgadas na sexta-feira. A tutela estimava um aumento de 16,4 cêntimos no caso do gasóleo e de seis cêntimos no da gasolina

Afinal, o que aconteceu aos preços? Vamos aos cálculos. 

O preço médio da gasolina simples 95 era de 1,924 euros por litro no domingo e aumentou para 2,027 euros por litro na segunda-feira, segundo os dados da DGEG. Trata-se de um aumento de cerca de 10 cêntimos por litro - acima das previsões de seis cêntimos por litro. 

Já o gasóleo simples, que custava, em média, 1,845 euros por litro no domingo, passou a custar 1,995 euros por litro na segunda-feira. É um acréscimo de 15 cêntimos por litro - ligeiramente abaixo das previsões de 16,4 cêntimos por litro. 

Notícias ao Minuto Evolução dos preços da gasolina simples 95 (a amarelo) e do gasóleo simples (a azul)]© Reprodução do site Preços dos Combustíveis Online  

Estes dados da DGEG, saliente-se, "são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros". São contabilizados 2.916 postos de abastecimento. 

A aplicação do mecanismo de compensação, que entrou em vigor este mês, resultou numa redução de 1,3 cêntimos por litro na taxa do ISP, não tendo existido redução na gasolina pelo facto de a variação do preço por litro neste combustível ser inferior a oito cêntimos.

Como forma de mitigar o preço dos combustíveis, o Governo decidiu semanalmente ajustar a taxa do ISP em função do acréscimo da receita do IVA.

Leia Também: Gasóleo já custa mais do que a gasolina em alguns postos de abastecimento

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório