Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Fundo Africano de Desenvolvimento do BAD apoia União Africana

A Comissão da União Africana vai receber uma doação de 11,48 milhões de dólares (10 milhões de euros) do Fundo Africano de Desenvolvimento para fortalecer a sua governação e fornecer-lhe apoio institucional, segundo um comunicado da organização regional.

Fundo Africano de Desenvolvimento do BAD apoia União Africana
Notícias ao Minuto

18:31 - 11/02/22 por Lusa

Economia Apoio

A aprovação da doação ocorreu poucos dias antes da 35.ª cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorreu nos passados sábado e domingo em Adis Abeba.

Antes da cimeira, o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, e a vice-presidente da Comissão da União Africana, Monique Nsanzabaganwa, reuniram-se para debater o futuro e os desafios da organização.

"A doação contribuirá para a Capacitação Institucional do Projeto da União Africana, um programa concebido para melhorar a capacidade da Comissão para executar a Agenda 2063", lê-se na nota.

A Agenda 2063 é um projeto da União Africana em prol de "uma África integrada, próspera e pacífica, impulsionada pelos seus próprios cidadãos e representando uma força dinâmica na arena global", de acordo com o comunicado.

Inclui programas para impulsionar o crescimento e desenvolvimento económico de África e conduzir à rápida transformação do continente.

Em 2017, a Comissão lançou um processo de reforma institucional abrangente para tornar a instituição mais ágil, eficiente e financeiramente autossuficiente, destaca a nota.

"O projeto dará continuidade a essas reformas por meio da atualização dos seus sistemas, bem como da melhoria das capacidades de planeamento, coordenação e prestação de serviços", acrescenta.

Citada no comunicado, Nsanzabaganwa disse que a verba se destina a cobrir três componentes principais: fortalecimento institucional, planeamento de políticas, coordenação e prestação de serviços corporativos, e gestão de projetos.

Além disso, contém importantes salvaguardas ambientais e sociais e considerações sensíveis ao género.

Uma parte dos fundos será alocada para as práticas de Redução de Risco de Desastres da Comissão e mecanismos de Adaptação às Mudanças Climáticas.

"O Banco Africano de Desenvolvimento tem sido um parceiro de longo prazo da agenda de desenvolvimento da União Africana, apoiando programas como o programa da Agência de Desenvolvimento-Nepad para o desenvolvimento de infraestruturas em África", refere-se.

A instituição apoia também o secretariado da Área de Comércio Livre Continental Africana, os Centros Africanos para o Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC) e o Programa Clima para o Desenvolvimento em África.

Leia Também: Enviado da União Africana pede levantamento dos bloqueios no Tigray

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório