Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Antecipação de dados do INE? É "inadmissível o ambiente de suspeição"

Comissão de Trabalhadores do INE "refuta veementemente a hipótese de 'fuga informação'" por parte dos funcionários e "considera inadmissível o ambiente de suspeição generalizada relativamente à 'antecipação de dados'".

Antecipação de dados do INE? É "inadmissível o ambiente de suspeição"
Notícias ao Minuto

15:03 - 27/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia INE

A Comissão de Trabalhadores (CT) do Instituto Nacional de Estatística (INE) disse esta quinta-feira que considera "inadmissível" o ambiente de suspeição gerado pela alegada antecipação da divulgação de dados por parte do secretário-geral do PS, António Costa

Em comunicado, a CT diz que "considera inadmissível o ambiente de suspeição generalizada relativamente à 'antecipação de dados', de forma não oficial, a membros do Governo ou quaisquer outras entidades públicas ou privadas, que recai sobre todos os trabalhadores da Autoridade Estatística Nacional, causando danos reputacionais significativos à imagem pública da organização". 

Além disso, "manifesta a sua total solidariedade e lealdade para com os trabalhadores do INE e refuta veementemente a hipótese de 'fuga informação'", mostrando disponibilidade para "colaborar num eventual apuramento de responsabilidades que venha a ser desencadeado".

"A existir 'divulgação de informação antecipada', sob embargo, (possibilidade que consideramos altamente improvável, senão mesmo impossível), esta não terá tido origem nos trabalhadores do INE", adianta a CT, no mesmo comunicado. 

O secretário-geral do PS e também primeiro-ministro, António Costa, avançou no início da semana, numa arruada em Coimbra, que a economia portuguesa cresceu 4,6% em 2021, apesar dos dados oficiais do INE serem divulgados apenas no próximo dia 31. Mais tarde, disse que as suas declarações foram apenas "previsões".

Na quarta-feira, questionado pelos jornalistas em Fafe sobre o facto de o INE ter referido que "não antecipa resultados aos membros do Governo", o primeiro-ministro desvalorizou e disse que não citou o instituto na sua afirmação.

"Eu não citei INE nenhum, eu disse quais são as previsões que existem e é com a previsão que temos estado a trabalhar. O INE revelará os seus números quando tiver os seus números", frisou.

"O INE ainda não apurou o resultado do 4.º trimestre de 2021 e, consequentemente, a variação média anual ainda não existe. Conforme o calendário habitual, só no próximo dia 31 de janeiro se saberá qual a primeira estimativa do INE", indicou.

Leia Também: Após avançar crescimento do PIB, Costa diz que são apenas "previsões"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório