Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Após avançar crescimento do PIB, Costa diz que são apenas "previsões"

O primeiro-ministro avançou que o país cresceu 4,6% em 2021, apesar de os dados ainda não terem sido divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

Após avançar crescimento do PIB, Costa diz que são apenas "previsões"
Notícias ao Minuto

12:03 - 26/01/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Eleições antecipadas

O primeiro-ministro, António Costa, avançou ontem, numa arruada em Coimbra, que a economia portuguesa cresceu 4,6% em 2021, apesar dos dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE) serem divulgados apenas no próximo dia 31. Agora diz que as suas declarações foram apenas "previsões".

"Apesar da pandemia, o país o ano passado já cresceu 4,6%, voltou a convergir com a União Europeia", assinalou António Costa.

Esta quarta-feira, questionado pelos jornalistas em Fafe sobre o facto de o INE ter referido que "não antecipa resultados aos membros do Governo", o primeiro-ministro desvaloriza e diz que não citou o instituto na sua afirmação.

"Eu não citei INE nenhum, eu disse quais são as previsões que existem e é com a previsão que temos estado a trabalhar. O INE revelará os seus números quando tiver os seus números", frisou.

Questionado se não se trata de um "trunfo" durante a campanha eleitoral, o líder socialista respondeu: "Isso é um número que eu tenho repetido por várias vezes: as previsões que indicam que tivemos no ano passado um crescimento da economia de 4,6% e que, este ano, temos uma previsão de crescimento da economia de 5,8%".

"Já referi várias vezes este número. O que é que surgiu de novo agora, não sei. Este número é número que tenho utilizado várias vezes pelo menos desde a campanha eleitoral", reforçou.

Na terça-feira, durante uma arruada em Coimbra, António Costa afirmou que, apesar da crise sanitária provocada pela covid-19, o país cresceu 4,6% em 2021 e salientou que a generalidade dos organismos internacionais estima um crescimento de 5,8% este ano.

Ao canal televisivo CNN Portugal, o INE enviou uma nota onde indica que, "em conformidade com a política de difusão seguida e que consta no portal", não antecipa "resultados aos membros do Governo".

"O INE ainda não apurou o resultado do 4.º trimestre de 2021 e, consequentemente, a variação média anual ainda não existe. Conforme o calendário habitual, só no próximo dia 31 de janeiro se saberá qual a primeira estimativa do INE", indicou.

Em outubro, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2022, o Governo estimou que o crescimento económico em 2021 seria na ordem dos 4,8%.

[Notícia atualizada às 12h21]

Leia Também: Medidas de resposta à pandemia agravaram o défice em 2,6% até setembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório