Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Novo governo da Bulgária anuncia fim dos "vistos gold"

O novo governo da Bulgária, que prometeu erradicar a corrupção, aprovou hoje um projeto-lei destinado a abolir os "vistos gold", uma maneira controversa de aquisição de cidadania de um determinado país em troca de grandes investimentos.

Novo governo da Bulgária anuncia fim dos "vistos gold"
Notícias ao Minuto

23:57 - 12/01/22 por Lusa

Economia Bulgária

A Comissão Europeia manifestou de forma repetida a sua preocupação com esta prática, tendo mesmo processado por infração Malta e Chipre, considerando que apresenta riscos para a União Europeia (UE), que se "relacionam, em particular, com a segurança, o branqueamento de capitais, a evasão fiscal e a corrupção".

Em junho passado, Bruxelas enviou uma carta às autoridades búlgara a pedir que abolisse esses passaportes de conveniência.

De acordo com este programa em vigor desde 2013, que beneficia particularmente os cidadãos chineses e russos ricos, os estrangeiros que invistam a quantia mínima de 500 mil euros podem obter um título de residente permanente, depois a cidadania se pagarem o dobro, sem passar pela burocracia de um processo tradicional.

O governo búlgaro detetou irregularidades em 47 caso, quase metade do total.

O Ministério da Justiça cita o exemplo de investidores que revendem títulos ou um imóvel adquirido logo após a naturalização.

O gabinete do primeiro-ministro, Kiril Petkov, em funções desde meados de dezembro, aponta assim para "a ausência de investimentos reais na economia, suscetíveis de conduzir à criação de emprego", para justificar o fim dos "vistos gold".

Washington sancionou no ano passado seis cidadãos búlgaros e 64 entidades pelo seu alegado papel "na corrupção", naquele que é o país mais pobre da UE.

Entre os sancionados, um deputado influente e ex-magnata dos media, Delyan Peevski, foi acusado pelo Tesouro dos Estados Unidos por ter estabelecido um sistema de aquisição rápida de cidadania violando os procedimentos legais.

A Bulgária já queria abolir os "vistos gold" em janeiro de 2019, mas a iniciativa não teve sucesso.

Leia Também: Manifestantes contra restrições tentaram invadir parlamento na Bulgária

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório