Governo aprova estratégia nacional de combate à pobreza 

O anúncio foi feito no final do Conselho de Ministros, pela ministra Mariana Vieira da Silva.

Mariana Vieira da Silva

© Getty Imagens

Notícias ao Minuto com Lusa
16/12/2021 14:54 ‧ 16/12/2021 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia

conselho de ministros

O Governo aprovou, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a estratégia nacional de combate à pobreza, anunciou a ministra Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa. 

A Estratégia Nacional de Combate à Pobreza foi um dos diplomas hoje aprovados, tendo a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciado que um dos objetivos é conseguir retirar 10% da população da condição de pobreza.

De acordo com a governante, isto significa retirar da pobreza 660 mil pessoas, um número mais ambicioso do que os 360 mil que estariam naturalmente assumidos na transição do plano europeu para o plano nacional.

A estratégia tem também como objetivo a erradicação da pobreza junto de 170 mil crianças.

 

A estratégia nacional de combate à pobreza 2021-2030 esteve em consulta pública e tem como objetivo "ser um instrumento de política pública, com um conjunto de ações coerentes e articuladas, que permitam reduzir de forma expressiva a incidência da pobreza", segundo o Governo.

Em entrevista à Lusa em julho, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social adiantou que o documento iria ter medidas especificas para diferentes públicos-alvo, como as crianças, os jovens ou os trabalhadores e que seria apresentado até ao final do mês de setembro.

A Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030 terá também medidas dirigidas aos jovens, aos trabalhadores e aos públicos mais vulneráveis, além de "medidas transversais de preocupação com a coesão territorial", garantindo uma "intervenção local cada vez mais com capacidade para respostas personalizadas, localizadas no território para garantir o combate às assimetrias, até no acesso aos serviços essenciais".

[Notícia atualizada às 15h34]

Leia Também: Troço final da A25 inaugurado na segunda-feira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas