Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

ASAE instaurou 81 processos de contraordenação na operação Black Friday

O desrespeito das regras de anúncio de venda com redução de preços foi uma das principais razões que motivou a abertura destes processos.

ASAE instaurou 81 processos de contraordenação na operação Black Friday
Notícias ao Minuto

10:05 - 02/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou, esta quinta-feira, que  instaurou 81 processos de contraordenação no âmbito da operação Black Friday e Cyber Monday, que decorreu durante os últimos dias. O desrespeito das regras de anúncio de venda com redução de preços foi uma das principais razões. 

A operação da ASAE dirigiu-se a estabelecimentos físicos e online, tendo sido fiscalizados 1.453 operadores económicos e instaurados 81 processos de contraordenação, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

"Como principais infrações detetadas destacam-se o desrespeito das regras de anúncio de venda com redução de preços, o incumprimento das regras legais sobre promoções, a falta do livro de reclamações e a falta de visibilidade do exterior dos preços nas montras ou vitrinas, entre outras", pode ler-se na mesma nota. 

Esta operação da ASAE visou "verificar a conformidade das práticas de venda com redução de preço por parte dos operadores económicos face à legislação em vigor".

Na semana passada, recorde-se, o Governo tinha indicado que a ASAE estaria particularmente atenta neste período.

A ASAE diz que "continuará a desenvolver ações de fiscalização em prol da sã e leal concorrência entre operadores económicos e da defesa da segurança dos consumidores".

A Black Friday aconteceu na sexta-feira da semana passada, mas, à semelhança dos anos anteriores, várias marcas fizeram descontos aos clientes nos dias anteriores e seguintes a esse mesmo dia. 

As compras online aumentaram de 'peso' na Black Friday deste ano, representando 18% do valor total de compras eletrónicas, comparando com os 16% de 2020, de acordo com dados divulgados pela SIBS, gestora do Multibanco.

Leia Também: Compras 'online' aumentam de peso e atingem 18% do total na Black Friday

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório