Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Assistência a filho por isolamento profilático: Como aceder ao apoio

O subsídio tem a duração máxima de 14 dias. Saiba como o pedir.

Assistência a filho por isolamento profilático: Como aceder ao apoio
Notícias ao Minuto

09:36 - 12/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia Segurança Social

A assistência a filho ou neto por isolamento profilático é uma medida que se aplica aos trabalhadores por conta de outrem que não possam exercer a sua atividade por motivos de assistência a filhos ou outros dependentes a cargo, menores de 12 anos, ou com deficiência/doença crónica independentemente da idade, em situação de isolamento profilático certificado pelo Delegado de Saúde ou de doença por Covid-19. 

"Tem direito a subsídio por assistência a filho, de valor correspondente a 100% da remuneração de referência líquida, tendo como limite mínimo 65% da remuneração ilíquida. Este valor está em vigor desde 1 de abril de 2020", lembra a Segurança Social, numa nota publicada no seu site.

"Caso se trate de assistência a neto, o valor do subsídio corresponde a 65% da remuneração de referência", pode ler-se.

O subsídio tem a duração máxima de 14 dias, esclarece ainda a Segurança Social. 

Como aceder ao apoio?

1. Deve proceder ao preenchimento do formulário on-line para requerer este subsídio, disponível na Segurança Social Direta, no menu 'Família', opção 'Parentalidade' no botão 'Pedir novo', escolher 'Subsídio para assistência a filho ou netos'. Aceda aqui.

A certificação de isolamento profilático, emitida pelo Delegado de Saúde, deverá ser entregue na Segurança Social Direta, no menu 'Perfil', opção 'Documentos de Prova', com o assunto 'Covid-19-Meio de Prova para assistência a filho ou neto por isolamento'. Aceda aqui.

2. Deve registar/alterar o IBAN na Segurança Social Direta, para que a Segurança Social possa pagar-lhe diretamente o apoio, que será efetuado obrigatoriamente por transferência bancária. Se ainda não tem o seu IBAN registado, deve registá-lo através da Segurança Social Direta, no menu 'Perfil', opção 'Conta bancária'. Aceda aqui.

Leia Também: Apoio extra ao rendimento de outubro pode ser pedido até 10 de novembro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório