Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

TICV retoma voos domésticos com mais de 400 passageiros num dia

A Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV), detida pelo grupo BestFly, retomou hoje as ligações aéreas domésticas no arquipélago, com mais de 400 passageiros transportados e uma taxa de ocupação de 66%, divulgou a companhia.

TICV retoma voos domésticos com mais de 400 passageiros num dia
Notícias ao Minuto

18:41 - 23/10/21 por Lusa

Economia Cabo Verde

Fonte oficial da TICV contactada pela Lusa explicou que a companhia, agora a operar com a marca comercial BestFly Cabo Verde, realizou hoje nove voos, ligando Santiago (Praia), São Vicente, Sal, Maio e Boa Vista, tendo transportado 417 passageiros.

A TICV não realizava voos desde maio e o grupo BestFly afirma ter "em implementação um plano de crescimento para a operação a partir do arquipélago, para se tornar numa referência no transporte aéreo na região".

O grupo BestFly, de origem angolana e que opera em vários continentes no setor da aviação civil, foi escolhido pelo Governo de Cabo Verde, após consulta ao mercado, para assumir a partir de 17 de maio uma concessão, de emergência com prazo de seis meses, do serviço público de transporte aéreo de passageiros interilhas, precisamente após a suspensão dos voos pela TICV.

A partir de hoje, a operação foi concentrada na TICV, que já tem um Certificado de Operador Aéreo em Cabo Verde, sendo que o processo de retoma dos voos interilhas envolveu igualmente a certificação por parte da Agência de Aviação Civil (AAC) cabo-verdiana.

A companhia anunciou ainda que vai voltar a disponibilizar a venda 'online' de bilhetes, a partir deste domingo, através de www.bestfly.aero e www.bestflycaboverde.com.

Em 05 de julho, o grupo BestFly acordou a compra de 70% do capital social da TICV aos espanhóis da Binter, ficando os restantes 30% com o Estado cabo-verdiano.

"O setor da aviação civil em todo o mundo tem sofrido fortemente com os impactos da pandemia e nós não ficamos imunes a isso. Mas com o esforço e dedicação dos trabalhadores da companhia é agora possível retomar a atividade, com a garantia de um serviço de qualidade e fiabilidade aos nossos clientes", afirmou na sexta-feira Américo Borges, diretor-geral da TICV, citado no comunicado da companhia anunciando a retoma.

O grupo BestFly já colocou em Cabo Verde, para esta operação, dois ATR72-600 e garante que esta transição será feita "sem qualquer sobressalto".

Em 2020, os voos domésticos em Cabo Verde, operados apenas pela TICV, movimentaram cerca de 125 mil passageiros, menos 286 mil (-230%) face ao ano anterior, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19.

Em 2017, os passageiros das ligações aéreas domésticas em Cabo Verde atingiram o recorde de quase 465 mil (movimento total de 929.595 embarques e desembarques), com mais de 10.200 voos.

Leia Também: Cabo Verde com mais um óbito e 10 novos infetados

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório