Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Pequenas empresas alertam para impacto do DMA na publicidade online

Organização de pequenas empresas alerta que as propostas do Regulamento dos Mercados Digitais vão "prejudicar involuntariamente pequenas empresas por mudarem a economia do marketing digital e da publicidade".

Pequenas empresas alertam para impacto do DMA na publicidade online
Notícias ao Minuto

09:47 - 19/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia DMA

O Connected Commerce Council (3C), uma organização mundial de pequenas empresas com mais de 1.800 membros europeus, alertou esta terça-feira que as propostas do Regulamento dos Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) vão "prejudicar involuntariamente pequenas empresas por mudarem a economia do marketing digital e da publicidade".

"O marketing digital e a publicidade são, em muitos casos, a ferramenta digital mais importante que as pequenas empresas usam para expandir os seus negócios", disse Brandon Mitchener, porta-voz europeu da 3C, citada num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

O 3C destaca um artigo entre as alterações que tornará "mais difícil para grandes empresas de tecnologia, incluindo a Google ou o Facebook, partilhar dados entre unidades de negócios, mesmo quando os consumidores tivessem exercido plenamente os direitos do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e aprovado o uso dos seus dados". 

"A promoção digital foi ainda mais importante durante a pandemia, com as já pequenas margens a reduzir para muitas PME's. Seria um golpe significativo para as grandes e pequenas empresas se estas normas fossem aprovadas e o marketing digital e a publicidade se tornassem mais caros e menos eficazes", acrescenta Mitchener. 

O 3C acrescenta, ainda assim, que "apoia plenamente" os objetivos da Comissão Europeia para a garantia de uma concorrência leal no mercado digital. 

Contudo, sublinha que a "competição alimenta a inovação e a oportunidade mas, há um risco elevado de que as consequências indesejadas do DMA coloquem as pequenas empresas no caminho da 'regressão digital', em vez do da transformação digital, sobrecarregando os proprietários de negócios e as suas pequenas equipas com mais complexidade, eficiência reduzida e custos mais elevados", pode ler-se no mesmo comunicado. 

Leia Também: Portais imobiliários em "rota de asfixia" das empresas de mediação?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório