Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

EUA podem entrar em incumprimento da dívida nacional em outubro

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, avisou quarta-feira que o país poderá entrar em outubro numa situação de incumprimento da dívida nacional se o Congresso não aprovar um aumento do limite da dívida.

EUA podem entrar em incumprimento da dívida nacional em outubro
Notícias ao Minuto

06:21 - 09/09/21 por Lusa

Economia Tesouro

Numa carta enviada aos líderes do Congresso, a governante refere que se o Congresso não aprovar um aumento do limite da dívida, o departamento que dirige ficará sem dinheiro e esgotará as medidas "extraordinárias" para manter o governo federal dentro do seu limite de dívida legal em algum momento do próximo mês.

"Uma vez esgotadas todas as medidas disponíveis e o dinheiro disponível, os Estados Unidos não poderão cumprir as suas obrigações pela primeira vez na nossa história", acrescenta a missiva da secretária do Tesouro dos EUA.

Janet Yellen escreveu esta carta aos democratas Nancy Pelosi e Chuck Schumer, presidente da Câmara dos Representantes e líder da maioria no Senado, respetivamente, e aos republicanos que lideram o seu partido na Câmara dos Representantes e no Senado, Kevin McCarthy e Mitch McConnell.

O departamento do Tesouro tomou as chamadas "medidas extraordinárias" para evitar que os EUA não cumpram a dívida nacional desde que o limite do défice federal foi reimposto em 01 de agosto.

Se o Tesouro ficar sem meios para evitar um incumprimento sem pedir mais dinheiro emprestado, a incapacidade dos EUA para pagar as suas dívidas poderia criar um terramoto no sistema financeiro, disse Janet Yellen.

A governante instou os legisladores durante meses a aumentarem o limite da dívida antes de ser reimposto em agosto, avisando que um atraso poderia "causar danos irreparáveis à economia dos EUA e aos mercados financeiros globais".

Desde então, apelou ao Congresso para dar ao Tesouro a capacidade de pagar as dívidas já aprovadas pelos anteriores presidentes e congressistas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório