Meteorologia

  • 14 MAIO 2021
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 23º

Edição

Pensionistas angolanos recebem este mês rendimentos em bancos da sua escolha

Pensionistas angolanos começam a receber as suas pensões, a partir deste mês, em bancos comerciais à sua escolha, no âmbito da disponibilização de novos canais de pagamentos automáticos, visando "travar enchentes" no Banco de Poupança e Crédito (BPC).

Pensionistas angolanos recebem este mês rendimentos em bancos da sua escolha
Notícias ao Minuto

12:03 - 08/04/21 por Lusa

Economia INSS

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) angolano, em ordem de serviço tornada pública hoje, afirma que a medida surge em virtude da celebração do acordo e contrato celebrado com Banco Nacional de Angola (BNA) no âmbito da adesão ao Sistema de Pagamentos Automáticos (SPA).

Estabelecer as condições para a prestação e disponibilização de canais e meios de pagamentos automáticos, de modo a conferir ganhos significativos para o Sistema de Proteção Social, é um dos objetivos do acordo entre o INSS e o BNA, rubricado em dezembro passado.

A direção do INSS autoriza o início do processo de alteração do cadastro do IBAN (número internacional de conta bancária) para pensionistas de reforma e sobrevivência, cuja migração para bancos comerciais de sua escolha tem início neste mês de abril com pensionistas aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro.

O BPC, maior banco de capitais públicos angolanos, é a única unidade bancária no país onde pensionistas levantam os seus rendimentos, situação que gera enchentes diárias de pensionistas, dentro e fora dos seus balcões espalhados nas 18 províncias angolanas.

Além de se procurar acabar com as enchentes, a medida vem igualmente pôr fim ao monopólio do BPC no pagamento de pensões aos reformados.

Segundo o INSS, a alteração do IBAN abrange, numa primeira fase, "apenas os beneficiários de pensões". Para situações de pedidos de prestações, observa, estes devem ainda apresentar o comprovativo da conta bancária no BPC.

"Mediante a confirmação do IBAN, os pagamentos ao pensionista passarão a ser realizados na nova conta por si indicada, a partir do mês subsequente ao pedido de alteração", lê-se no documento.

A alteração do IBAN será feito no mês de aniversário do pensionista, indica o INSS.

O INSS determina que em abril será feito a alteração do IBAN dos pensionistas aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro, em maio será para os pensionistas aniversariantes de março e abril e em junho para pensionistas aniversariantes de maio e junho.

Para a fase inicial do processo, as agências de atendimento do INSS "estarão abertas excecionalmente" nos sábados 10, 17 e 24 de abril com atendimento para os utentes que pretendam solicitar a alteração do IBAN.

Os pensionistas que "possuírem algum contrato de empréstimo bancário junto do BPC não poderão solicitar a alteração do IBAN", observa a nota assinada por Anselmo Monteiro, diretor geral do INSS angolano.

Melhor e direta gestão da despesa e receita operacionais, garantia de uma gestão mais sustentável das reservas técnicas e do cumprimento das obrigações do INSS para com os seus segurados e pensionistas são os outros propósitos do acordo entre o INSS e o BNA.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório