Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Empregabilidade de pessoas com deficiência caiu 350% com a pandemia

Situação laboral das pessoas com deficiência ficou ainda mais agravada com a Covid-19.

Empregabilidade de pessoas com deficiência caiu 350% com a pandemia
Notícias ao Minuto

10:06 - 19/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Empregabilidade

A situação do mercado de trabalho agravou-se com a pandemia e a empregabilidade das pessoas com deficiência terá caído 350%, de acordo com as conclusões do webinar 'A Deficiência no Trabalho', promovido pela Kelly Services, que cita dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

"A situação laboral das pessoas com deficiência ficou ainda mais agravada com a pandemia da Covid-19, tendo existido um acréscimo de 10% no número de desempregados com deficiência inscritos no IEFP; um agravamento de 11% no desemprego de longa duração e, sobretudo, uma quebra de 350% no número de colocações de trabalhadores com deficiência registadas no IEFP", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

"Mais do que chegar ao objetivo da rentabilidade financeira, nós, empresas, temos uma responsabilidade social e corporativa em demonstrar o que é, efetivamente, a inclusão", refere o CEO da Kelly Services Portugual, Pedro Lacerda, citado no mesmo comunicado. 

A taxa de desemprego de pessoas com deficiência é hoje 3,5 vezes superior à média nacional e a principal fonte de rendimento (65,7%) das pessoas com deficiência são as prestações sociais, de acordo com os dados divulgados. 

O Governo vai criar uma agência de emprego para deficientes, um programa de investimento de apoio ao trabalho, mas também às empresas que contratem, que será de âmbito nacional e que deverá arrancar ainda no primeiro trimestre de 2021.

Leia Também: Twitter poderá retirar privilégios de líderes mundiais

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório