Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Emirados vão investir 8.300 milhões em "setores estratégicos" de Israel

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) anunciaram quinta-feira a criação de um fundo de 10 mil milhões de dólares (8.300 milhões de euros) para investir em "setores estratégicos" de Israel.

Emirados vão investir 8.300 milhões em "setores estratégicos" de Israel
Notícias ao Minuto

07:45 - 12/03/21 por Lusa

Economia Emirados Árabes Unidos

Segundo a agencia estatal emirati, WAM, a criação do fundo surge na sequência da recente normalização das relações diplomáticas entre ambos os países e foi anunciada hoje pelo príncipe herdeiro de Abu Dabi, Mohamed bin Zayed al Nahyan, numa teleconferência com o primeiro-ministro israelita, Benjamín Netanyahu.

O novo fundo, refere a WAM, irá investir "em todos os setores, incluindo energia, indústria, água, aeroespacial, saúde e tecnologia agrícola".

O objetivo, adianta a mesma fonte, é "promover a cooperação económica regional entre estes dois países", que estabeleceram relações diplomáticas no final de 2020, nos históricos acordos de Abraham, patrocinados pelos Estados Unidos.

As dotações do fundo virão de instituições governamentais e do setor privado, e o acordo representa "uma manifestação do novo espírito de amizade e cooperação entre os três países, bem como sua vontade comum de fazer a região avançar", afirma a WAM.

A teleconferência entre os dois líderes foi agendada na sequência do cancelamento de uma visita de Netanyahu ao Dubai, prevista para hoje. 

A imprensa israelita refere que os motivos para o cancelamento foram a hospitalização de mulher de Netanyahu e o atraso do voo devido ao facto de a Jordânia não autorizar que atravessasse o seu espaço aéreo.

Leia Também: Netanyahu cancela 1.ª viagem oficial aos Emirados após normalização

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório