Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 26º

Inovação financeira e acordo comercial vão fomentar trocas em África

A Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) defendeu hoje que os países africanos devem aprofundar as inovações financeiras para e aumentar o comércio regional para potenciar o acordo de livre comércio na região.

Inovação financeira e acordo comercial vão fomentar trocas em África
Notícias ao Minuto

12:52 - 15/12/20 por Lusa

Economia UNECA

"Para garantir uma recuperação económica e um progresso razoável na obtenção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, as economias africanas devem explorar totalmente o financiamento inovador para o setor privado e melhorar o ecossistema para o desenvolvimento do setor privado", lê-se no relatório sobre o Comércio Regional em África, hoje divulgado pela UNECA, em colaboração com o Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank).

"Uma estratégia crucial é o acordo de livre comércio em África [AfCFTA, na sigla em inglês)", acrescenta-se no documento que defende que o continente pode "aumentar e aprofundar os mercados financeiros apoiando os sistemas e plataformas de pagamentos digitais que usam pagamentos e transferências eletrónicas".

De acordo com o documento, a utilização de novas soluções tecnológicas financeiras será fundamental para reduzir o volume de comércio informal transfronteiriço, regulamentando-o e trazendo esses comerciantes informais para a economia 'oficial'.

"As inovações financeiras podem surgir de múltiplas fontes simultaneamente; as empresas têm de considerar a alavancagem das diferentes fontes de acordo com as suas necessidades financeiras", argumenta-se no relatório, que aponta como exemplos os bancos, os mercados financeiros, os mercados de capitais e os bancos de desenvolvimento.

Por outro lado, acrescenta-se, "uma instituição regulatória eficaz e transparente é fundamental para minimizar o risco e supervisionar as operações financeiras das empresas e das instituições".

A transformação deste "financiamento inovador e de um setor financeiro completamente operacional em crescimento económico com menos desigualdades e pobreza reduzida vai acontecer a longo prazo e necessariamente envolve mecanismos de controlo e acompanhamento", escreve-se ainda no relatório apresentado hoje no Cairo, a sede do Afreximbank.

África registou mais 310 mortes devido à covid-19 e somou mais 10.881 novos casos nas últimas 24 horas, atingindo um total 56.647 óbitos desde o início da pandemia, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o continente africano regista agora um total de 2.389.975 pessoas infetadas desde o início da pandemia nos 55 estados-membros da União Africana.

O número de recuperados nas últimas 24 horas foi de 10.021, para um total de 2.024.010.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.612.297 mortos resultantes de mais de 72,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório