Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

STCP atinge maior número de passageiros após desconfinamento

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) revelou hoje que transportou nas duas últimas semanas de setembro 190 mil passageiros por dia, o número médio "mais alto" desde o desconfinamento devido à covid-19.

STCP atinge maior número de passageiros após desconfinamento
Notícias ao Minuto

16:52 - 07/10/20 por Lusa

Economia STCP

Numa resposta escrita a questões da Lusa, a empresa disse ter ultrapassado, naquele período, os 180 mil utentes diários registados nas duas primeiras semanas daquele mês.

As assinaturas também aumentaram em setembro, atingindo os 83%, o "valor mais elevado" desde o desconfinamento.

"A STCP atinge, aos dias úteis, 68% da procura média verificada antes do confinamento. Este valor corresponde a 71% da procura média de setembro de 2019", frisou.

A operadora recorda que está com a oferta máxima desde 14 de setembro, data do início do ano letivo, com o regresso do ensino presencial.

Além disso, este mês reforçou oito linhas de autocarros com 160 viagens adicionais por dia para responder ao aumento da procura.

Este complemento da oferta surge enquadrado nas medidas de prevenção da pandemia covid-19 implementadas pela operadora e em resposta ao pedido da Câmara do Porto a um reforço transitório da oferta para os próximos meses, financiado na totalidade pelo município, ressalvou.

"A STCP está ainda a desenvolver todos os esforços para que, dentro de similar enquadramento, ainda durante o mês de outubro, seja possível aumentar a oferta em linhas que servem também os restantes concelhos servidos -- Gondomar, Maia, Matosinhos, Valongo e Vila Nova de Gaia", notou.

A operadora assumiu ter limitação dos recursos disponíveis para aumentos de oferta, estando a avaliar outras soluções, nomeadamente a subcontratação de operação de linhas ou aluguer e/ou aquisição de autocarros, tendo já subcontratado duas linhas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e cinquenta e um mil mortos e mais de 35,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.040 pessoas dos 81.256 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório