Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Endesa ganha 1.128 milhões de euros no primeiro semestre

A Endesa obteve no primeiro semestre um benefício líquido de 1.128 milhões de euros, 45,4% mais do que em igual período do ano passado. 

Endesa ganha 1.128 milhões de euros no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

09:14 - 28/07/20 por Lusa

Economia Endesa

O valor registado na empresa espanhola ficou a dever-se ao efeito das provisões de compromissos do novo convénio coletivo.

Assim, sem esse efeito de 267 milhões de euros - pela entrada em vigor do novo convénio coletivo e o registo de provisões pela reestruturação do quadro de efetivos - o aumento do resultado seria de 11% e ficaria em 861 milhões de euros, segundo os resultados que foram comunicados hoje pela companhia de eletricidade à Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV) de Madrid.

A Endesa considera que no primeiro semestre do ano "absorveu a maioria dos efeitos" do covid-19 e não espera impactos adicionais "relevantes" no segundo semestre. 

Segundo a empresa, a paralisação da economia devido ao "estado de alarme", em Espanha, a queda da procura e os preços tiveram mais impacto no segundo semestre do ano (abril/junho) e estima um efeito negativo associado à pandemia de 75 milhões de euros no benefício líquido no conjunto do semestre e 100 milhões no resultado líquido em relação à exploração (ebit).

A procura na Península Ibérica caiu 7,8% no semestre em relação ao mesmo período de 2019 enquanto nos territórios não peninsulares a queda foi de 13,2% (18,6% nas Baleares e 10,1 nas ilhas Canárias).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório