Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Governo mais pessimista. Já prevê queda do PIB de 9%, diz Marques Mendes

A previsão oficial do Governo mais recente aponta para uma contração de 6,9%.

Governo mais pessimista. Já prevê queda do PIB de 9%, diz Marques Mendes
Notícias ao Minuto

08:02 - 27/07/20 por Notícias Ao Minuto

Economia PIB

O Governo já estará a trabalhar com base numa previsão de queda do produto interno bruto (PIB) este ano na ordem os 9%, adiantou Luís Marques Mendes, no seu espaço de comentário habitual na SIC. A previsão oficial do Governo mais recente aponta para uma contração de 6,9%

O Jornal de Negócios também já tinha adiantado, há uns dias, que o Governo estaria a trabalhar com base numa previsão mais pessimista, sem divulgar, porém, quando é que as estimativas poderiam ser atualizadas

No início de junho, o primeiro-ministro, António Costa, disse que uma queda de 6,9% é um cenário "muito negro". Quanto ao desemprego, a estimativa mais recente do Governo aponta para uma subida da taxa para 9,6%. 

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) revelou que estima uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) entre 7,5% e 11,8% este ano devido à pandemia da Covid-19 e o início da recuperação em 2021.

Por seu turno, o Fundo Monetário Internacional prevê uma recessão de 8% e uma taxa de desemprego de 13,9% em 2020. Já a Comissão Europeia estima uma contração da economia de 6,8%, menos grave do que a média europeia, mas projeta uma retoma em 2021 de 5,8% do PIB, abaixo da média da UE (6,1%) e da zona euro (6,3%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório