Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2020
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 16º

Edição

Moody's vai mexer no rating de Portugal (ou cortar a perspetiva)?

A agência de ratings tem agendada uma revisão do rating de Portugal para esta sexta-feira.

Moody's vai mexer no rating de Portugal (ou cortar a perspetiva)?

A agência Moody's tem agendada, para esta sexta-feira, uma revisão do rating de Portugal. Não se espera uma 'mexida' no rating, mas espera-se que a Moody's possa seguir os passos à Fitch e à S&P e que corte a perspetiva para estável.

"A agência de notação financeira Moody's deverá rever hoje o rating de Portugal. A agência é a única que ainda mantém uma perspetiva positiva para a dívida de Portugal, pelo que poderá cortar o 'outlook' para estável, tal como fizeram a Fitch e a Standard & Poor's", refere André Pires, da XTB, em comunicado. 

Em maio, a agência de notação financeira Fitch não se pronunciou sobre o rating ou sobre a perspetiva de Portugal, mantendo a classificação de 'BBB' e perspetiva estável sobre a dívida pública portuguesa.

Também durante a crise pandémica, em 24 de abril, numa pronúncia não agendada, a Standard and Poor's reviu em baixa a perspetiva da dívida pública portuguesa de positiva para estável, reafirmando o 'rating' de 'BBB' para a dívida pública de longo prazo.

O rating é uma classificação atribuída pelas agências de notação financeira que avalia o risco de crédito (capacidade de pagar a dívida) de um emissor, que pode ser um país ou uma empresa.

Cada agência de rating tem a sua própria escala de avaliação, mas em todas a melhor classificação é o triplo A (AAA) e as letras C ou D indicam avaliações em que o investimento é considerado de risco ou especulativo (vulgarmente designado 'lixo').

Na letra B há categorias que podem ser classificadas como de investimento, caso se aproximem do nível A, ou de risco ou especulativo, caso se aproximem do C.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório