Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Petrolífera Santos conclui compra de ativos da ConocoPhillips

A petrolífera australiana Santos anunciou ter concluído a aquisição dos ativos da ConocoPhillips no Mar de Timor, incluindo no poço de Byu Undan, depois da revisão do acordo de compra inicial da operação.

Petrolífera Santos conclui compra de ativos da ConocoPhillips
Notícias ao Minuto

09:44 - 29/05/20 por Lusa

Economia Petróleo

As empresas explicaram ter chegado a acordo para uma redução do pagamento inicial de 1,39 mil milhões de dólares para 1,26 mil milhões de dólares (1,28 mil milhões de euros para 1,14 mil milhões de euros).

O acordo de reestruturação dos pagamentos reflete a recente volatilidade do mercado e o adiamento da decisão final de investimento (FID) no projeto de desenvolvimento dos poços Barossa.

Com a compra, a Santos explica ter adquirido a operação de "ativos de gás de baixo custo e longa vida útil e infraestrutura estratégica de GNL", aumentando a sua participação na unidade do projeto Bayu-Undan para 68,4%, e no projeto de Barossa para 62,5%.

"Como parceiro inicial do Bayu-Undan e da Darwin LNG e como parceiro atual na Barossa, conhecemos bem esses ativos", disse Kevin Gallagher, CEO da Santos, em comunicado.

"Estamos muito satisfeitos em assumir a operação e continuar a progredir no projeto Barossa, para que uma decisão final de investimento possa ser tomada quando as condições do mercado permitirem", explica.

A Santos já acordou vender uma participação de 25% na Darwin LNG e no Bayu-Undan à SK E&S por 390 milhões de dólares (351,48 milhões de dólares) e assinou uma carta de intenção de venda de uma participação de 12,5% na Barossa à Jera.

O plano da Santos é "fazer um alinhamento" entre os consórcios da Darwin LNG e da Barossa, acolhendo outras partes do projeto de gás e reduzindo a sua propriedade para os 40%, explica a empresa.

Em comunicado, a ConocoPhillips explica que manterá a sua presença na região através do projeto e atividades de exploração da Australia Pacific LNG.

Os ativos vendidos para Santos produziram uma média de 46.000 barris equivalentes de petróleo por dia no primeiro trimestre de 2020, segundo Conoco.

O total de reservas provadas era de 17 milhões de barris equivalentes de petróleo no final de 2019.

ASP // VM

Lusa/Fim

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório