Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Dicas para assumir as rédeas dos seus investimentos

Um artigo assinado por João Morais Barbosa, da Reorganiza.

Dicas para assumir as rédeas dos seus investimentos
Notícias ao Minuto

07:00 - 23/05/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Artigo de opinião

"Situações de crise fazem-nos tomar decisões importantes e mudar comportamentos em relação ao dinheiro, à forma como o gastamos ou o poupamos. Mas, de nada vale se não soubermos o que estamos a fazer. Para ajudar nesta tarefa vou partilhar algumas dicas para que possa assumir as rédeas dos seus investimentos em consciência.

  1. O passado não é garantia de futuro – Rendibilidades passadas não são garantia de rendibilidades futuras.
  2. Olhe para a sua carteira de investimentos como um todo – Mesmo que alguns ativos não estejam a ter o desempenho esperado, não desista. A carteira é um bolo e é este que deve crescer a médio/longo prazo.
  3. Conhecimento é poder – Invista apenas em instrumentos que conhece para evitar comprar ativos que não sabe como funcionam. Se não percebe em dois minutos o que lhe estão a tentar “vender”, provavelmente não é o investimento certo para si.
  4. Dê tempo ao tempo – Se é novato escolha produtos mais simples e vá evoluindo a complexidade à medida que evolui o seu conhecimento. É fundamental aprender com os erros e manter uma postura curiosa e informada.
  5. Defina uma estratégia de investimento – Separe o fundo de emergência dos investimentos a longo prazo. O fundo de emergência tem como objetivo salvaguardar imprevistos a curto prazo. Já os investimentos devem ser criados com o objetivo de gerar dinheiro a longo prazo.
  6. Seja racional e realista – Um investimento não é um jogo, por isso deixe as suas emoções de lado e assuma uma postura de maior racionalidade. Só assim conseguirá alcançar o sucesso pretendido. Mas, não queira mais do que aquilo que o seu investimento lhe pode dar.
  7. Não seja ganancioso, seja antes disciplinado – Se quiser tudo agora e já, estes investimentos não são para si. A disciplina gera resultados a longo prazo. E não se esqueça, quanto maior for o retorno, maior é o risco.
  8. Diversifique os investimentos – Investir num único produto financeiro pode deixar-nos mais nervosos. Comprar diferentes produtos permite-nos ter uma carteira diversificada e estar menos sujeito ao risco específico.
  9. Não pague comissões de subscrição – Lembre-se sempre que o lucro é a diferença entre as receitas e os custos, por isso, ao pagar uma comissão começa logo o investimento a perder.
  10. Confie em si – Em última instância o dinheiro é seu e as decisões devem ser suas. Isto não significa que não procure uma orientação feita por profissionais independentes sempre que tiver dúvidas.

Ficou interessado? Se quiser aprofundar estas e outras informações faça o download gratuito do Guia do Investimento e assuma as rédeas dos seus investimentos."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório