Dicas para assumir as rédeas dos seus investimentos

Um artigo assinado por João Morais Barbosa, da Reorganiza.

Notícia

© João Morais Barbosa

Notícias Ao Minuto
23/05/2020 07:00 ‧ 23/05/2020 por Notícias Ao Minuto

Economia

Artigo de opinião

"Situações de crise fazem-nos tomar decisões importantes e mudar comportamentos em relação ao dinheiro, à forma como o gastamos ou o poupamos. Mas, de nada vale se não soubermos o que estamos a fazer. Para ajudar nesta tarefa vou partilhar algumas dicas para que possa assumir as rédeas dos seus investimentos em consciência.

  1. O passado não é garantia de futuro – Rendibilidades passadas não são garantia de rendibilidades futuras.
  2. Olhe para a sua carteira de investimentos como um todo – Mesmo que alguns ativos não estejam a ter o desempenho esperado, não desista. A carteira é um bolo e é este que deve crescer a médio/longo prazo.
  3. Conhecimento é poder – Invista apenas em instrumentos que conhece para evitar comprar ativos que não sabe como funcionam. Se não percebe em dois minutos o que lhe estão a tentar “vender”, provavelmente não é o investimento certo para si.
  4. Dê tempo ao tempo – Se é novato escolha produtos mais simples e vá evoluindo a complexidade à medida que evolui o seu conhecimento. É fundamental aprender com os erros e manter uma postura curiosa e informada.
  5. Defina uma estratégia de investimento – Separe o fundo de emergência dos investimentos a longo prazo. O fundo de emergência tem como objetivo salvaguardar imprevistos a curto prazo. Já os investimentos devem ser criados com o objetivo de gerar dinheiro a longo prazo.
  6. Seja racional e realista – Um investimento não é um jogo, por isso deixe as suas emoções de lado e assuma uma postura de maior racionalidade. Só assim conseguirá alcançar o sucesso pretendido. Mas, não queira mais do que aquilo que o seu investimento lhe pode dar.
  7. Não seja ganancioso, seja antes disciplinado – Se quiser tudo agora e já, estes investimentos não são para si. A disciplina gera resultados a longo prazo. E não se esqueça, quanto maior for o retorno, maior é o risco.
  8. Diversifique os investimentos – Investir num único produto financeiro pode deixar-nos mais nervosos. Comprar diferentes produtos permite-nos ter uma carteira diversificada e estar menos sujeito ao risco específico.
  9. Não pague comissões de subscrição – Lembre-se sempre que o lucro é a diferença entre as receitas e os custos, por isso, ao pagar uma comissão começa logo o investimento a perder.
  10. Confie em si – Em última instância o dinheiro é seu e as decisões devem ser suas. Isto não significa que não procure uma orientação feita por profissionais independentes sempre que tiver dúvidas.

Ficou interessado? Se quiser aprofundar estas e outras informações faça o download gratuito do Guia do Investimento e assuma as rédeas dos seus investimentos."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas