Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Investimento público de 0,6% do PIB na UE aumentaria produto em 0,7%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta que caso a União Europeia (UE) investisse 0,6% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em infraestruturas e descarbonização, observaria um aumento médio anual de 0,7% do PIB durante 20 anos.

Investimento público de 0,6% do PIB na UE aumentaria produto em 0,7%
Notícias ao Minuto

15:01 - 06/05/20 por Lusa

Economia FMI

"Um aumento sustentado do investimento público de 0,6% do PIB da UE em infraestrutura e descarbonização aumentaria o produto da UE por 0,7% por ano, em média, num horizonte de 20 anos", pode ler-se no capítulo dois do Monitor Orçamental do FMI, hoje divulgado.

De acordo com os técnicos do fundo, "um aumento do investimento público também aumentaria a inflação inicialmente, subiria as taxas de juro de longo prazo de forma modesta, e resultaria num aumento modesto do rácio da dívida sobre o PIB" da União Europeia.

"No entanto, se estiverem ligados [ao investimento] obstáculos no lado da oferta e à capacidade de absorção de constrangimentos (em qualificações, instituições e gestão), a eficiência do investimento será menor", alerta o FMI.

Nesse caso, as consequências do investimento público seriam menores no crescimento económico e na inflação, "com pouco apoio à política monetária para atingir os objetivos da inflação", algo que levaria também "a um grande aumento nos rácios da dívida face ao PIB".

"O pacote de investimento público na UE aumenta a inflação por 0,4 pontos percentuais no primeiro ano, e os efeitos diminuem com o tempo", pode também ler-se num anexo estatístico à publicação do FMI.

No mesmo anexo, os técnicos da instituição sediada em Washington consideram que, "na assunção de um investimento público eficiente, o rácio da dívida pública face ao PIB aumenta ligeiramente menos que 2% do PIB".

Já no cenário de um investimento público ineficiente, a dívida "aumenta quase 6% do PIB", de acordo com os cálculos das equipas do FMI.

O fundo lembra que os cálculos por si efetuados incluem o programa de investimento público já anunciado pela Comissão Europeia, "que propôs mobilizar e depois gastar um bilião de euros para investimento sustentável no período 2021-2027 -- assumindo um grande cofinanciamento nacional, empréstimos subsidiados do Banco Europeu de Investimento e investimento do setor privado".

"A alocação do orçamento da UE é cerca de 0,25% do PIB por ano, que é usado nas simulações. Adicionalmente, o pacote inclui um aumento inicial de 0,35% do PIB da UE em infraestruturas, refletindo o plano da Comissão Europeia para aumentar o investimento público em geral na próxima década", detalham os técnicos do FMI.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório