Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Teletrabalho obrigatório em maio. Restauração abre na segunda quinzena

O anúncio foi feito pelo ministro da Economia no Parlamento.

Teletrabalho obrigatório em maio. Restauração abre na segunda quinzena
Notícias ao Minuto

17:38 - 30/04/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Siza Vieira

O ministro Pedro Siza Vieira revelou, esta quarta-feira no Parlamento, que os restaurantes e cafés deverão reabrir na segunda quinzena de maio. O teletrabalho vai ser obrigatório no próximo mês. 

O ministro da Economia disse que não se trata de "um regresso à normalidade da nossa vida comunitária", mas sim "o início de uma nova fase num trajeto longo de uma construção de uma nova normalidade."

"Vamos ter que aprender a conviver com o novo coronavírus, vamos que de assegurar a nossa vida comunitária, o modo como circulamos, trabalhamos, consumimos, se adapta a regras e hábitos culturais e de convivência que são ajustados a esta nova realidade". 

"Graças à autodisciplina dos portugueses", sublinhou Siza Vieira, "conseguimos conter o ritmo da propagação da doença". "Conseguimos, reduzir consistentemente o número de óbitos causados pela doença, o número de internamentos", acrescentou. 

O ministro da Economia confirmou também que as aulas presenciais no 11.º e 12.º anos arrancarão em 18 de maio, data em que reabrirão as creches, enquanto no final do mês será avaliada a possibilidade de reabrir o ensino pré-escolar.

Mais, revelou ainda antes da conferência de imprensa do primeir-ministro, as bibliotecas e arquivos serão os primeiros equipamentos culturais a reabrir, já na segunda-feira, seguindo-se os museus, galerias e monumentos, em 18 de maio. Para o final do próximo mês está prevista a reabertura de cinemas, auditórios e salas de espetáculos, com limitações à sua lotação.

Siza Vieira confirmou que "no final do mês [de maio] poder-se-á retomar a competição profissional na I Liga de futebol" e que, nessa altura, também deverão reabrir os centros comerciais e respetivas lojas.

A I Liga, recorde-se, foi suspensa por tempo indeterminado em 12 de março, após 24 das 34 jornadas - com o FC Porto na liderança da I Liga, com um ponto de vantagem sobre o campeão Benfica -, faltando disputar 90 jogos, bem como a final da Taça de Portugal, que vai opor Benfica a FC Porto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório