Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Covid-19: Governo autoriza atividade de produtores de energia

O Governo assinou um despacho que permite aos pequenos produtores de energia elétrica, que aguardavam licenciamento, começar a produzir "de imediato", segundo um comunicado do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

Covid-19: Governo autoriza atividade de produtores de energia
Notícias ao Minuto

15:55 - 09/04/20 por Lusa

Economia Covid-19

O despacho, assinado pelo ministro João Pedro Matos Fernandes, "prevê a substituição do certificado de exploração por um certificado provisório para promotores de Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) e Unidades de Pequena Produção (UPP), uma medida que irá vigorar enquanto durar o estado de emergência", implementado para fazer face à pandemia de covid-19, de acordo com a mesma nota.

Assim, este diploma irá possibilitar que "220 projetos de pequenos produtores de energia elétrica e produtores em autoconsumo de energia renovável, com produção inferior a 1MW [megawatts], que em conjunto perfazem 30 MW, e que aguardavam licenciamento, possam começar a produzir de imediato", informou a tutela, que acredita que assim se irá contribuir para "o desenvolvimento destas empresas e para a redução das emissões de dióxido de carbono".

A decisão permite que sejam "ultrapassados os constrangimentos impostos pela declaração de estado de emergência e que estavam a impedir a entrada em funcionamento destas instalações de pequenos produtores de energia elétrica", incluindo as UPP e as UPAC, garantiu a tutela.

Depois de ser levantado o estado de emergência, e dentro de um prazo de seis meses que foi concedido, os produtores regressam ao procedimento habitual, que passa pelo pagamento de taxas de certificação que ainda não estejam saldadas e pela obtenção do certificado de exploração "com base no relatório de uma entidade inspetora", destacou a tutela.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 409 mortes, mais 29 do que na véspera (+7,6%), e 13.956 casos de infeções confirmadas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório