Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

CaixaBank vai subscrever emissão de 450 milhões de dívida do BPI

O CaixaBank, que detém 100% do BPI, vai subscrever uma emissão de dívida sénior não preferencial do banco português, de 450 milhões de euros, para cumprir o requisito mínimo de passivos elegíveis (MREL), segundo um comunicado hoje divulgado.

CaixaBank vai subscrever emissão de 450 milhões de dívida do BPI
Notícias ao Minuto

19:09 - 27/02/20 por Lusa

Economia CMVM

Na nota, publicada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BPI indicou que "decidiu realizar uma emissão de dívida sénior não preferencial ('senior non-preferred'), no montante de 450.000.000 de euros e com vencimento em março de 2025, cujas condições foram hoje fixadas".

Segundo o comunicado, "a referida emissão será subscrita integralmente pelo CaixaBank", tendo como objetivo "o reforço dos passivos elegíveis para cumprimento do requisito futuro de MREL (Minimum Requirement for own funds and Eligible Liabilities)".

A emissão, segundo o BPI, "terá uma taxa de cupão de 0,875% e uma taxa de juro equivalente à taxa 'swap' a 5 anos acrescida de um spread de 130 pontos base".

A instituição indicou ainda que "foi obtida uma opinião de um auditor independente, o qual confirmou que as condições de 'pricing' da emissão são, face às atuais condições de mercado, adequadas".

"Prevê-se que a emissão e respetiva liquidação ocorram em 6 de março", concluiu o banco, no comunicado.

O MREL é uma nova exigência regulatória da União Europeia que exige que os bancos tenham uma 'almofada' de fundos suficiente para absorver perdas em caso de resolução.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório