Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2020
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

Moedas de um e dois cêntimos poderão mesmo sair de circulação

A presidente da Comissão Europeia pretenderá terminar com a circulação das moedas de um e dois cêntimos, segundo um jornal alemão.

Moedas de um e dois cêntimos poderão mesmo sair de circulação

O grupo de países da zona euro que tiraram de circulação as representações mais pequenas do euro já é considerável, mas a medida poderá mesmo tornar-se transversal na União Europeia. A proposta fará parte do programa da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de acordo com o jornal alemão Süddeutsche Zeitung.

O periódico escreve que o programa de trabalho de Ursula von der Leyen, planeado para 2019 até 2024, defende que as divisas comecem nos cinco cêntimos.

Sublinhe-se que a Irlanda, Suécia, Holanda, Bélgica, Finlândia, Hungria e Dinamarca já não produzem essas duas divisas, justificando a escolha com os elevados custos de criação de ambas as moedas.

Esta já não é a primeira vez que as autoridades europeias ajustam a moeda da zona euro. No início de maio de 2016, o Banco Central Europeu decidiu descontinuar a produção e emissão da nota de 500 euros, tendo decidido também excluí-la da série Europa, a segunda série de notas de euro, devido aos receios de que esta nota pudesse facilitar atividades ilícitas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório